C-Studio

C-Studio i

Do rústico ao contemporâneo – dê um extreme makeover à sala!

Mudar a decoração não tem de ser dispendioso, nem difícil. Na hôma, há tudo o que precisa para uma sala digna de capa de revista!
24 de setembro de 2020 às 10:33
Do rústico ao contemporâneo – dê um extreme makeover à sala!

Os programas de renovação multiplicam-se, as salas de sonho dos filmes parecem uma utopia, as entrevistas intimistas em casa de celebridades fazem cada divisão perfeita parecer a um universo de distância.

Longe vai o tempo em que comprar uma mobília era um compromisso para a vida. Hoje, o mundo da decoração é muito mais diversificado e, ao mesmo tempo, muito mais acessível. De um pequeno apontamento a uma remodelação completa de divisão, a oferta multiplica-se e mesmo os estilos mais ecléticos ganham espaço em lojas de decoração acessíveis a todos.

A hôma é especialista na arte de ter tudo aquilo que uma casa precisa para ser feliz. Se a sala já não é o espaço confortável e tudo parece estar datado ou desconfortável, está na altura de se inspirar nas dicas de Isilda Valente, decoradora da hôma, para renovar a sala de estar. Todos os estilos o vão fazer sentir numa sala de estar de celebridade, o difícil será escolher apenas um!

Étnico

Um toque exótico pode mudar a energia de uma sala, num ambiente que inspira a outras viagens e a outras paisagens. Para quem é fã do estilo étnico, há alguns pontos essenciais para transformar a sala. Os pormenores contam e a decoração pontual faz com que, no conjunto, uma divisão seja transformada.


• Os móveis e os acessórios querem-se com formas exóticas, com a madeira em papel preponderante. Podem ter apontamentos em preto ou com padrões geométricos.

• Os tecidos querem-se coloridos, quer nos tapetes como nas mantas e nas almofadas. Uma sobreposição de tapetes pode dar muita personalidade ao espaço.

• Os apontamentos de decoração devem trazer referências de animais, como elefantes, zebras ou leões. Nos tecidos, o animal print ajudará a harmonizar o tema.

• Esculturas ou telas tribais são uma forte referência do ambiente que quererá dar à sala, mesmo em objetos de pequenas dimensões.

• Cestas de bambu, biombos ou jarras ajudam a criar um ambiente mais acolhedor. Aposte em plantas para trazer harmonia.

Contemporâneo

O estilo contemporâneo tem a grande vantagem de aliar o funcional à estética e de se ir adaptando às várias tendências, aos vários estilos e a alguns móveis ou acessórios que já tenhamos em casa, desde que não sejam demasiado clássicos.

• As formas retilíneas nos móveis principais traduzem elegância e um certo minimalismo. As cadeiras e as poltronas, por exemplo, podem ser de formato ergonómico e com corte redondo, mas mantendo linhas direitas e ausência de padrões.

• Nos apontamentos, tudo é permitido! Uma mesa baixa de madeira, apontamentos em cerâmica ou fibra de vidro ou uma estante em metal criam um ambiente arrojado, moderno sem perder a coerência.

• Apostar em móveis escuros com apontamentos excêntricos, como dourados ou prateados, dá à sala um luxo que não precisa de ser dispendioso. Estes tons podem contrastar com cores mais fortes, em que nada é proibido - azuis, verdes ou amarelos ficarão sempre bem em almofadas, mantas, vasos, ou mesmo em sofás ou poltronas.

• Nas paredes não poderá faltar uma peça alusiva à arte urbana, que se torna o foco da sala e a torna distinta de todas as outras. A iluminação quente e em vários pontos da sala, como um candeeiro de leitura ou de mesa, traz um ar mais cozy ao espaço.



Rústico

Depois de uma época em que o modernismo invadiu todas as decorações, o rústico volta a marcar presença em força nas tendências para a casa, por ser associado ao conforto e ao aconchego de família. Uma sala que incita a memória, mas sem perder identidade e o fator conforto e modernidade.


• As madeiras claras e com pouco acabamento são o ponto forte de armários, mesas, ou mesmo uma cadeira que pode substituir uma poltrona, dando à divisão um ar mais orgânico e menos pesado.

• Nos sofás, nas almofadas e nos tapetes, as cores mais claras e os padrões florais trazem um ar de campo, mesmo que a sala seja na mais cosmopolita das cidades!

• Um dos apontamentos mais importantes aqui está na pequena decoração: flores de campo, molduras que parecem feitas por artesãos, ou um conjunto de chá que parece pronto a usar são detalhes que fazem a casa mais aconchegante.

• Para o toque final perfeito, pode sempre misturar peças novas inspiradas no estilo rústico com peças que consiga resgatar da casa dos pais ou dos avós e que agucem a memória.

Oriental

As inspirações orientais na decoração trazem uma sensação de paz e de equilíbrio a uma sala de estar, ideal para quem se sente num ambiente demasiado despersonalizado e precisa de reequilibrar energias.

• A natureza ganha um papel preponderante neste tipo de decoração. Canas de bambu, bonsais, ou plantas altas de linhas direitas mudam por completo o ambiente de um espaço e tornam-no mais leve.

• Os elementos decorativos místicos como elefantes, gueixas ou budas criam a associação imediata ao estilo oriental. Tente criar alguma ligação entre eles - pôr, por exemplo, dois elefantes ou dois budas - de forma a criar a simetria associada ao equilíbrio.

• Nos móveis, a madeira volta a ser protagonista, mas no estilo oriental é permitida - e recomendada - a mistura entre madeiras claras e escuras, criando uma dinâmica mais fluída na sala.

• Nos tecidos, as cores e os padrões querem-se vibrantes, mas aconchegantes - o algodão e o linho são referências que assentam bem numa decoração oriental.


Qualquer estilo que sonhe é real na hôma

A hôma é, desde março, o sítio onde os portugueses se podem sentir em casa. O rebranding da marca serviu para aproximar os portugueses de todos os sonhos que tinham para as suas casas, com soluções fáceis, elegantes e em conta para cada divisão.

A disposição da loja é intuitiva, com uma divisão feita por espaços, para que seja mais fácil perceber todas as opções que tem para cada divisão.

Partilhar
;