
Já foi alvo de assobios, de um olhar fixo, de comentários sobre o corpo ou de perguntas inconvenientes? Não está só. Infelizmente é muito provável que faça parte do vasto grupo de mulheres que já viveram situações de assédio sexual na rua. Estima-se que 80% das mulheres em todo o mundo já foram vítimas de assédio, pelo menos uma vez na vida. Por se tornar algo tão banal, chega a ser “normal” desvalorizar esse tipo de comportamento abusivo. E por essa razão, tantas vezes nos deixa em dúvida e sem capacidade de reação, embora nos provoque medo, vergonha, ansiedade, desconforto e uma enorme vulnerabilidade.
“Estava a brincar”, “relaxa”, “não tens sentido de humor”, e “se não quisesses atenção, não te vestias assim…” são alguns dos chavões perpetuados pela sociedade e que colocam a responsabilidade na própria vítima. Afinal, quantas vezes já fomos vítimas de assédio e não levantámos a voz? Quantas vezes já presenciámos e permanecemos em silêncio?
Em pleno século XXI, o assédio ainda é um obstáculo no dia a dia das mulheres, privando-as da sensação de segurança e de liberdade, com impacto direto na autoestima, impedindo-nos de alcançar todo o nosso potencial. É por todos estes motivos um atentado contra os valores do empoderamento feminino, que estão na génese da L’Oréal Paris e da formação Stand Up.
→ 80% das mulheres já sofreram assédio em locais públicos.
→ 76% das pessoas já testemunharam assédio em locais públicos.
→ 86% das testemunhas de assédio em locais públicos dizem que há falta de formação sobre como intervir.
Em 2020, a L’Oréal Paris lançou o programa Stand Up – Contra o Assédio em Locais Públicos em parceria com a Right To Be, uma ONG especializada na luta contra todo o tipo de assédio, com um programa internacional de formação (online e gratuita) que ensina ferramentas simples e eficazes de defesa.
Aprenda a lutar contra o assédio em locais públicos com a formação Stand Up, levante-se e diga "basta!"
A formação Stand Up, que demora apenas cinco minutos, aplica-se a dois tipos de cenário: por um lado, o que fazer em caso de testemunhar uma situação de assédio sexual; por outro, o que pode fazer no caso de ser a vítima.
A metodologia dos 5D (Distrair, Delegar, Documentar, Dirigir-se ao assediador, Dialogar), partilhada nesta formação, consiste em cinco ferramentas simples e eficazes para ajudar as pessoas a intervirem ou a defenderem-se de forma segura. Até ao momento mais de um milhão e meio de pessoas, em 37 países, já realizaram a formação pioneira desenvolvida pela L’Oréal Paris, e agora chegou a sua vez.
1. Distrair → É um método indireto de “empatar” o que está a acontecer.
2. Delegar → Chame a atenção de alguém que esteja próximo para o que se passa e pergunte-lhe se existe algo que possa fazer naquela situação.
3. Documentar → Observe e testemunhe, escreva ou filme o assédio e partilhe o vídeo com a vítima.
4. Dirigir-se → Aborde a pessoa que está a ser assediada e mostre o seu apoio.
5. Dialogar → Fale alto e convide o assediador a ir embora, sem esquecer que a sua segurança e a segurança da pessoa assediada vêm em primeiro lugar.
Quando vemos uma situação de assédio a acontecer e não intervimos, essa inação agrava o trauma para a vítima e mostra ao agressor que esse comportamento é aceitável, e sobretudo não tem consequências.
O objetivo do programa Stand Up é manter as pessoas informadas para que se tornem Upstanders, ou seja, representantes oficiais do programa. Desta forma, será finalmente possível construir efetivamente uma cultura em que o assédio em locais públicos seja considerado um comportamento inaceitável.
Tem 5 minutos? Faça a formação online e sinta-se mais empoderada. Junte-se a este movimento, por si e por todas as mulheres, afinal a mudança começa em nós.