'
C•Studio
Saiba Mais

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Cofina.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

C-Studio

Literacia em saúde: quatro questões de saúde que precisam da sua atenção agora

Esteja atento à sua saúde.
25 de novembro de 2021 às 17:50
2021-11-25_16_27_07 GettyImages-1007965142 (1).jpg

Entramos naquela altura do ano em que temos tendência a evitar as idas ao médico, sobretudo nesta fase de pandemia, em que os hospitais e as unidades de saúde estão naturalmente sobrecarregados. Vamos adiando, porque não parece urgente, vamos aguentando o incómodo, quando existe. Mas convém lembrar que as consultas, de rotina e de urgência, existem por um motivo. Não deixe a saúde para a última hora. Não adie! Esteja atento à sua saúde e procure informar-se sobre os sintomas comuns e os sinais que pedem mais atenção, sobre os fatores de risco e os cuidados que devemos ter, sobre os alertas que o corpo nos dá e como devemos agir.

Lançamos o primeiro dado com quatro questões de saúde importantes que destacamos e para as quais damos as respostas confiáveis, de forma simples, direta e descomplicada:


Será gripe ou constipação?


Já todos estivemos constipados. Com o nariz a pingar, alguns espirros, garganta inflamada… São sintomas comuns de uma constipação. Mas, nem todos podemos dizer que a gripe nos chega todos os anos. Há quem se proteja com a vacina contra a gripe anualmente, há quem tenha a sorte de "escapar" aos vírus influenza que todos os anos circulam em diferentes proporções. Alguns sinais de gripe: febre, dores fortes no corpo, arrepios… São ambas doenças respiratórias com maior incidência nesta altura do ano (outono e inverno). São causadas por vírus diferentes e transmitidas por gotículas – tosse, espirros, falar. Não é fácil fazer a distinção apenas com base nos sintomas. Descubra todas as diferenças, o que fazer nas duas situações e os sinais de alerta que pedem uma ida mais urgente aos serviços de saúde:



Autoexame: a prática fundamental para cuidar do corpo


É através deste hábito que podemos identificar alterações no nosso corpo precocemente, o que em algumas condições pode significar maior sucesso no tratamento. E ninguém melhor do que nós próprios para reconhecer quando algo está diferente. Este é o primeiro passo, rotineiro, que todos devemos aplicar. Mas quando devemos fazê-lo? E, como devemos fazê-lo? Saiba como e quando fazer o autoexame da mama – mais popular entre as mulheres mas que pode e deve ser feito por todos –, assim como os sinais a que deve estar atento. Outro autoexame importante, muitas vezes esquecido, é o do testículo, que deve ser feito regularmente. Descubra como, o melhor momento para o fazer e o que deve procurar sentir neste autoexame. Veja as dicas:



Risco cardiovascular: como cuidar melhor da saúde cardiovascular


Sabia que todos os anos morrem cerca de 17 milhões de pessoas vítimas de doenças cardiovasculares? Eis uma das grandes culpadas: a aterosclerose, a deposição de placas de gordura no interior das artérias. Esta acumulação de gordura vai dificultar a circulação do sangue, podendo até impedir a passagem. Mas existem outros fatores de risco que contribuem para as doenças cardiovasculares? O que podemos fazer para prevenir? Que hábitos precisamos de corrigir urgentemente? O que devemos ter em particular atenção? Todas as respostas aqui:



Já sentiu vertigens?


Não é um sintoma grave, mas é altamente incapacitante e gerador de grande ansiedade. Até porque esta sensação de movimento pode ser acompanhada de dores de cabeça fortes, dores no peito, náuseas, vómitos. Muitas vezes confundimos as vertigens com as "simples" tonturas, mas há mais do que temos à primeira vista. Há diferentes causas, sendo que a mais comum é a relação das vertigens com o ouvido interno. Descubra os exercícios que podem ajudar, como evitar situações de risco, como controlar episódios de vertigem:




Partilhar