C-Studio

C-Studio i

Protetores solares recomendados para este verão

Se não sabe o que comprar, aqui fica um guia de boas práticas para uma pele saudável e sem irritações.
25 de julho de 2019 às 11:11
Protetores solares recomendados para este verão

Não nos cansamos de dizer: usar protetor solar não deveria ser uma coisa apenas de verão. É absolutamente indispensável durante todo o ano, tanto em dias de sol intenso como em dias de sol encoberto. Só assim conseguimos manter uma pele protegida e cuidada.

Mas nem sempre é fácil encontrar o protetor solar perfeito, especialmente para usar em períodos de férias, com muita piscina e praia à mistura. A questão nem tem tanto que ver com marcas, mas sim com as principais problemáticas da pele: sensível ou atópica, seca, oleosa, com tendência para acne, intolerante e com alergia solar… A escolha pode ser complicada, a não ser que saiba exatamente aquilo que está a comprar.

Na perfumaria online Notino pode encontrar os melhores protetores solares, incluindo para crianças, e produtos especiais para o rosto de marcas conceituadas como Bioderma, Clinique ou Avène. Mas antes de passarmos diretamente para os protetores, o melhor é descobrir tudo o que precisa de saber para fazer uma escolha acertada.

Mineral ou sintético?


Para uns vai soar como uma novidade, para outros já é conversa. Sabia que há dois tipos de filtros solares diferentes? Quando escolhemos um protetor solar, os critérios devem ir além do fator de proteção (SPF, sigla em inglês). Há que ter em conta a composição e a forma de atuar dos protetores. Aí sim, a diferença vai ditar a escolha certa.


Protetor solar com filtro sintético

São conhecidos como os protetores solares químicos, com moléculas que protegem a pele através da absorção da radiação solar, para depois a transformar em energia inofensiva para a pele. São mais cosméticos e fáceis de espalhar, mas podem causar reações alérgicas e intolerâncias em pessoas com pele mais sensível. Para os identificar basta procurar na composição do protetor substâncias como benzofenonas e octocrileno.


Protetor solar mineral

No espetro oposto temos os protetores que formam uma barreira física – como uma película espessa na pele – que reflete os raios solares sem os absorver. São especialmente indicados para crianças – sobretudo menores de três anos – e pessoas com pele intolerante, sensível ou pele atópica, que sofrem de alergias ou procuram uma proteção mais cautelosa contra os raios solares nocivos. Ao permitir uma maior proteção contra os raios solares visíveis, os protetores solares minerais previnem também o envelhecimento da pele.

As vantagens não ficam por aqui: os filtros minerais são biodegradáveis, ao contrário dos filtros químicos usados nos protetores solares, e são de efeito imediato (não precisa de esperar meia hora para que comecem a atuar). Apesar de serem associados a uma aplicação cosmética menos apetecível, têm surgido no mercado opções cada vez mais agradáveis, que não deixam a pele branca, pegajosa e oleosa. Na composição contam com dois ingredientes-chave: óxido de zinco e dióxido de titânio.


Solares: a escolha perfeita à distância de um click


Depois do SPF mais adequado ao fotótipo de pele – o grau de resistência da pele à queimadura – e a decisão mais do que acertada por um protetor solar mineral, restam as formulações: antienvelhecimento, matificante, com cor ou sem cor, para aplicar em pele ainda ligeiramente molhada… As opções são muitas.

Aqui vão algumas sugestões:

Bioderma Photoderm Mineral – de absorção rápida, não deixa a pele oleosa

Avène Sun Mineral – resistente à água e de aplicação fácil, sem perfume

Weleda Sun – leite bronzeador à prova de água

Heliocare 360° – nutre, acalma e suaviza a pele, não comedogénico

SVR Solaires – loção tonificante para pele seca ou muito seca

Bio Beauté by Nuxe – prolonga o efeito bronzeado, com textura em creme

NeoStrata Targeted Treatment – fluido intensivo de tratamento


Se tem a pele mista ou oleosa, opte por um protetor de textura oil free. Para peles secas, uma textura em creme mais rica é a mais indicada. Existem ainda opções para corrigir manchas de pele e imperfeições, assim como de tratamento antienvelhecimento.

Dê um salto à Notino e escolha a partir de uma oferta enorme de protetores solares com filtros minerais. Com isto, não há desculpas para não usar protetor solar 365 dias ao ano. Nenhumas!

Partilhar