
O rei Carlos III e a rainha Camilla já têm na agenda a visita oficial a França, originalmente calendarizada para março, que foi adiada devido aos motins em terras gaulesas, potenciados pela contestação à medida do presidente Emmanuel Macron, que aumenta a idade da reforma dos 62 para os 64 anos.
"O Rei e a Rainha irão fazer uma visita de Estado, visitando Paris e Bordéus, entre quarta-feira, 20 de setembro, e sexta-feira, 22 de setembro", pode ler-se no documento da autoria do Palácio de Buckingham, que acrescenta que a visita "irá celebrar a história, cultura e valores partilhados por Reino Unido e França".
O programa será semelhante ao que fora elaborado para a viagem de março, segundo adianta o ‘Daily Mail’. À chegada, Carlos III e Camilla serão recebidos por Emmanuel Macron e pela sua mulher, Brigitte Macron, em Paris.
"Depois de uma receção oficial no Palácio do Eliseu, seguido por um jantar no Palácio de Versalhes, o casal real irá visitar Bordéus", refere uma fonte ligada ao Governo de França. O líder francês não irá, todavia, estar presente durante os três dias de visita dos reis britânicos, dado que, na sexta-feira, tem planeada uma deslocação a Marselha para se encontrar com o Papa Francisco.
Esta será a terceira visita de Estado do sucessor de Isabel II desde a ascensão ao trono, depois de viagens à Alemanha, no final de março, e à Roménia, no início de junho.