Longe das polémicas terrestres: patrão da TVI, Mário Ferreira, cumpre sonho e vai ao Espaço
O dono da TVI e dos barcos do Douro deixa os processos em tribunal para trás e vai embarcar naquela que diz ser a “coisa mais arriscada” que fez na vida. Pagou centenas de milhares de euros pelo bilhete.
Esta quinta feira, 4 de agosto, se tudo correr como previsto e sem percalços de última hora, quando o relógio marcar 14h30 em Portugal continental, o empresário Mário Ferreira, de 54 anos vai tornar-se no primeiro português a viajar até ao Espaço. Será um voo a bordo da nave New Shepard 22 (propriedade de Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo) que irá subir a mais de 100 quilómetros de altura, permitindo a que os seis astronautas possam ver o planeta Terra de fora, imagem icónica que até hoje apenas seis centenas de Humanos tiveram a oportunidade de desfrutar.
Este é um sonho que Mário Ferreira tem há quase 20 anos, quando na altura pagou perto de 200 mil dólares por um bilhete espacial na nave Virgin Galatic do milionário Richard Branson. Este voo nunca aconteceu e o empresário português viu-se obrigado a comprar novo ingresso na Blue Origin. Os valores variam de cliente para cliente, podendo o portuense ter pago até um milhão de euros pela viagem suborbital.
"Vou estar sentado em cima de um míssil rumo ao espaço. Mas não tenho medo. Acredito na tecnologia – este vai ser o 6.º voo desta nave – mas vai ser a coisa mais arriscada que fiz na vida", assumiu Mário Ferreira, justificando esta ambição com a sua "curiosidade" e o "gozo" de ser o primeiro português no Espaço.