'

Notícia

Nacional

Morreu o arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles

O antigo ministro e fundador do Partido da Terra tinha 98 anos. Foi uma ativa voz na defesa dos espaços verdes na cidade de Lisboa, tendo assinado o projeto do Jardim Gulbenkian.
11 de novembro de 2020 às 17:10
...
Morreu o arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, aos 98 anos. 

Foi um ativista ambiental ainda durante a ditadura, tendo-se revoltado contra o impacto do desordenamento territorial de Lisboa e contra a tentativa de destruição de espaços verdes.  Quando em 1967 dezenas de pessoas morreram devido às cheias na capital, o arquiteto Ribeiro Telles insurgiu-se contra a falta de atenção dada na construção civil de habitação para as pessoas mais pobres.

Licenciado em Engenharia Agrónoma e em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, Gonçalo Ribeiro Telles assinou, com António Viana Barreto, o jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Foi ministro de Estado e da Qualidade de Vida e fundou o Partido da Terra (MPT).

Foi altamente crítico da plantação intensiva de pinheiros e eucaliptos e considerava que esse cultivo era uma das principais razões dos incêndios que vergastam o país todos os anos, em troca de uma política virada para a economia e não para o ordenamento territorial sustentável.

Em 1957 criou o Movimento dos Monárquicos Independentes e pertenceu às listas da oposição no final da década de 60, quando Marcello Caetano ascendeu à liderança do país. 

Foi o fundador e subsecretário de Estado do Ambiente nos três primeiros governos provisórios.

Foi co-autor, ao lado de Francisco Caldeira Cabral, do livro seminal de arquitetura paisagista em Portugal A Árvore em Portugal.

Foi um dos subscritores da Aliança Democrática, ao lado de Francisco Sá Carneiro e Diogo Freitas do Amaral, tema que voltou à discussão pública depois do PSD ter assinado um acordo com o Chega na região autónoma dos Açores. 

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever