'

Notícia

Big Brother

O que eles preferiam esquecer... Quem foram os famosos que estiveram no 'Big Brother' mas fazem de conta que não é nada com eles ...

Numa fase em que a vida não lhes sorria, deixaram-se seduzir pelos euros e entraram num reality show. Hoje fazem de tudo para esquecer que lá estiveram.... Quem são eles? Venha daí...
Por Hugo Alves | 25 de setembro de 2022 às 22:29
...
Teresa Guilherme, Big Brother

Durante muito tempo só os anónimos foram as estrelas do 'Big Brother'. Mas há 20 anos, em 2002, Teresa Guilherme e Endemol conseguiram algo inédito e levaram figuras de primeiro plano para dentro da Casa Mais Vigiada do Pais. 11 anos depois repetiam a proeza com o 'Big Brother VIP'. 

Se na altura muitos dos participantes ficaram felizes com os milhares de euros que arrecaradam com o programa (e com as então "abençoadas" "presenças"), mas hoje raramente falam do assunto. Até porque os tempos são outros, a forma de pensar totalmente diferente, e arriscar numa brincadeira destas, quando as redes sociais são um inferno, está completamente fora de questão.

Mas em tempo...valeu a pena.

ROMANA

Foi no final dos anos 90 que a cantora se tornou um fenómeno de vendas. Era a menina bonita de todos os programa de música portuguesa na televisão e os seus ábuns faziam boa figura em qualquer tabela de vendas. Mas com a chegada do século XXI viram os dias menos bons e em pouco tempo a cantora era presença habitual em reality shows. Começou no 'Big Brother Famosos 1' em 2002, entrou na '1ª Companhia' em 2005 e dez anos depois no programa 'A Quinta'. Pelo caminho separou-se do pai da filha Isis, Pedro Zarcos. O desfecho da relação de resto seria tema do reality show 'A Quinta'... onde acabria por conhecer Santiago Romero por quem se apaixonou e com quem hoje está. Apesar de não ter recuperado o sucesso dos anos 90, a cantora hoje tenta relançar-se no mundo da música depois de anos em que a sua vida privada, a guerra com Sérgio Rossi e Agata ocuparam mais tempo de antena que as suas produções musicais.

JULIE SERGEANT

A atriz rebelde, depois de vários sucessos nos anos 90, vivia uma fase de transição. Foi uma das vilãs da novela 'Fúria de Viver' antes de aceitar o convite da Endemol para entrar na primeira edição do 'Big Brother Famosos'. Fez parelha com Cinha Jardim e Sónia na tentativa de abater Nuno Homem de Sá, acabando por desistir 12 dias após ter entrado na casa mais vigiada do pais. A sua saída foi complicada jã que foi muito assediada para as tais presenças. E apesar de durante toda a sua carreira ter sido muito elogiada, só em 2007, depois de uns papeis menores- altura em que casou com o brasileiro Cassiano Carneiro de quem entretanto se separou em 2020-, voltava a brilhar graças à novela 'Fascínios', que a trazia de novo para papeis de destaque. A partir dai tornou-se imparável em especial na TVI abraçando ora papeis de vilã, ora cómicos, sempre muito aplaudida. Aqueles dias no reality show guarda com reserva. "Acho que hoje seria uma experiência diferente (...) Eu tinha 30 anos, era muito intempestiva (...) levava a vida muito intensa e estar fechada com pessoas que não conheço não foi fácil (...) Isto é uma experiência social altamente intensa. Ensinou-me a fechar mais à boca, a respirar mais antes de falar…", recordou recentemente.

VITOR NORTE

Vitor Norte

O ator desde o primeiro minuto que dizia que estava no reality show para poder pagar impostor em atraso. Vencedor da segunda edição do reality show com famosos, Vitor Norte era um ator consagrado. Depois de mais de uma dezenas de produtos na RTP, todos de sucesso, e no grande ecrã, o ator atirou-se a este desafio sem medos. O programa contudo parecia destinado a fazer-lhe a vida difícil. Foi ali que conheceu Sylvie Rocha por quem se apaixonou apesar de na altura estar com a atriz Carla Lupi. O casamento com a mãe da filha, Sara Norte- que pediu várias vezes par o pai sair do reality show- não resistiu e terminou com uma batalha feroz em tribunal e uma zanga entre pai e filha que demorou uma década a ser sanada. A carreira de Vítor Norte não abrandou depois do BB seguindo em velocidade cruzeiro por mais de duas décadas. Hoje é uma das estrelas de 'Festa é Festa' e um dos poucos que relembra aqueles tempos com alguma nostalgia embora também saiba "o quanto duro foi. Foi uma época conturbada", disse uma vez a Teresa Guilherme.

RUTH MARLENE

Foi uma surpresa a participação da cantora popular na segunda edição do 'Big Brother Famosos'. Os seus discos mantinham-se tão populares como nos anos 90, quando começou a sua carreira e poucos perceberam a motivação. Ruth diria: "É pelo desafio". E a sua inocência acabaria por conquistar o público que a levou até ao segundo lugar. A sua saída do programa parece ter coincidido com os anos menos bons que se seguiriam. Desastres de automóveis, alegadas tentativas de suicídio, relações rejeitadas pela família, encontros com estrelas nacionais e internacionais (Cristiano Ronaldo e o ator Stephen Dorff) em festas loucas, foram a imagem de marca da cantora nos anos seguintes... segue-se a polémica com o nascimento da primeira filha, Morgana, em que esta apontou um homem como sendo o pai...que não era. E a inseminação artificial da segunda, Luna. Tudo parecia motivo de conversa exceto a carreira como cantora. Só em 2017 e com o reaparecimento da música latina Ruth Marlene relançou a música desta vez na América Central para onde fugiu diversas  para proteger as filhas. 2021 trás outras coisa boa: a compra do seu tema 'Festa' para a novela 'Festa é Festa' transformando-a novamente numa cantora de música popular portuguesa. Contudo o 'BB' nunca ficou para trás totalmente. A Endemol já a tentou seduzir com cachets milionários (entre 3 e 6 mil euros semanais) para fazer parte do programa, mas esta até agora recusou sempre. Mais recentemente por causa do novo amor, o radialista Nuno Merca.

GUSTAVO SANTOS

Quem diria que o escritor e choach motivacional teria começado a sua vida artística num reality show? Poucos. Bem, na realidade Gustavo quando se atirou ao BB já era conhecido... mas de poucos. O então jovem bailarino fazia parte dos Hexa, uma boysband pouco chamativa e pouco conhecida. Não esteve muito tempo no programa (apenas 1 mês) mas mesmo assim abriu-lhe portas para uma série de participações em produtos da SIC e TVI. 'Maré Alta', 'Floribella', 'Espírito Indomável', 'Rebelde Way', até ao 'Querido Mudei a Casa', onde se tornou apresentador. Mas antes disso já escrevia. Livros que na última década se tornaram dos mais procurados. O escritor contudo também encontrou críticas e muitos fizeram dele saco de pancada pela forma por vezes tonta (por exemplo em relação à Covid 19) como se posicionou em relação a vários assuntos. Hoje continua a escrever e afazer palestras ao lado da namorada, a atriz Mafalda Rodilles, com que tem uma relação há sensivelmente um ano.

MARTA MELRO

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por (@martamelroblackbird)

Hoje a atriz gostava de esquecer esta fase da sua vida. Contudo ela predura. De 2004 a 2011 Marta Melro foi presença habitual no pequeno ecrã. 'Morangos com Açúcar', 'Tu e Eu', 'Feitiço de Amor' e 'Remédio Santo' foram algumas das obras de ficção na qual a atriz foi estrela. Mas subitamente em 2012 o trabalho regular habitual desapareceu. Por isso, e embora muito pressionada acabaria por aceitar fazer parte do reality show (o 'Big Brother VIP') ao lado da amiga Sara Santos. Não aguentou até ao fim e acabaria por desistir. Os meses seguintes foram de medo e ao contrário de outros colegas o trabalho escasseava. Nunca tendo apontado o dedo ao reality show a atriz acreditava que tinha sido ele a por um ponto final na sua carreira. Só em 2015 esta voltava a arrancar graças a 'A Única Mulher'. Desde então a atriz não parou...e apaixonou-se pelo amigo de longa data Paulo Vintém com quem tem uma filha Aurora. Mas sobre o 'Big Brother'... nem lhe falem.

RITA RIBEIRO

A veterana dos palcos e do pequeno ecrã foi uma das apostas de Teresa Guilherme na segunda edição do 'BB Famosos'. A atriz vinha de uma fase extremamente conceituada nos palcos com 'Maldita Cocaína', 'Maria Callas', 'Rosa tatuada' e 'Amar Amália' que enchiam todos os teatros. Mesmo assim aceitou o desafio apesar de ter estado em constante picardia com Gisela Serrano. Desafiada recentemente a lembrar aqueles dias acabou por revelar que hoje tem "memória seletiva" e que apesar de ter achado a "experiência super positiva" não se lembrava de muita coisa. "Mas deu-me imenso jeito para pagar uns projetores que eu tinha na minha produtora", revelava. A entrada serviu também para ajudar o irmão António Semedo. "Ele estava com um profunda depressão por causa de desgosto de amor e não contactava com a família (..) e quando sai consegui falar.  Ele veio jantar comigo". Rita voltaria a azáfama do costume sendo os projetos mais recentes as novelas 'A Herdeira', 'Prisioneira', 'Bem Me Quer' e 'Quero é Viver', tudo na TVI.

KAPINHA

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Kapinha (@jkapinha)

Quando Marta Melro abandonou o 'Big Brother VIP', foi substituída por Kapinha e Mafalda Teixeira. O casal contudo não durou até ao fim do programa e não foi o reality show que tornou o ex-D'Arrasar mais conhecido. Para isso terá que chegar 2019... mas já lá vamos. Contudo em 2013 o nome do cantor não era desconhecido para ninguém. Afinal Jorge Kapinha era uma cara conhecida dos portugueses desde os anos 90, quando explodiu com os D'Arrasar. A boysband não durou muito tempo e em 2003 o cantor aventurava-se na representação. 'Bairro da Fonte', 'Morangos com Açúcar' e 'Floribella' foram alguns dos projetos em que este se aventurou. Não vendo grande futuro na representação, que lhe dava projecto apenas aqui e ali, Jorge acabaria por singrar como empresário ao lado da mãe e da irmã em aparelhos de som. E assim foi até 2019. Além umas peças de teatro infantis e alguns projetos aqui e ali, foi com a explosão do Tik Tok que Kapinha se tornou uma mega estrela. Mais de um milhão de fãs nessa rede social, mais 117 mil no instagram e mais outra centena de milhares no Fcabeook. Hoje Kapinha é omnipresente no mundo digital tanto ou mais como empresário.

EDMUNDO VIEIRA

Numa altura em que os D'ZRT preparam o seu regresso em 2023, Edmundo Vieira pouco ou nada deve recordar a sua passagem pelo Big Brother VIP. Com exceção de uma relação complicada com Raquel Henriques poucas memórias o cantor deve trazer do ano de 2013. A relação tal como começou- dentro do programa- também assim implodiu. Para trás acusações por parte da então atriz de ter sido usada e manipulada e o silêncio total do músico e cantor que certamente quis esquecer este ano. Preferia recordar o ano de 2004 quando apareceu pela primeira vez em 'Operação Triunfo'- a primeira edição- ou os anos que se seguiram até 2011 quando os D'ZRT enchiam salas após salas de norte a sul do pais. Contudo a morte do grande amigo Angélico Vieira nesse ano travou muitos dos planos que o musico tinha. Os primeiros anos foram a tentar recuperar da morte do amigo e os seguintes a apostar numa carreira a solo que nunca explodiu como este desejava...nem mesmo depois da participação no reality show, hoje apagado da sua memória. Afinal para a frente é caminho...

LILIANA AGUIAR

Há 21 anos, a ex-apresentadora, hoje advogada e oradora motivacional, tornava-se famosa quando entrava para a terceira edição do 'Big Brother'. Como muitos que a antecederam a sua saída do reality show transformou-a numa das pessoas mais desejadas para estar na televisão, nas discotecas e na aberturas de lojas. As presenças pagavam um estilo de vida marcado por viagens, saidas e jantares. Ela e o então namorado, Lourenço mais conhecido por Tigrão. Desde então Liliana já fez de tudo, embora tenha sido como apresentadora das madrugadas, onde foi rainha durante vários anos seguidos, que a tornaram de facto conhecida. Tentou despir a pede de ex-concorrente de reality show mal foi mãe de Miguel, fruto da relação com o jogador de basquetebol António Miguel Tavares. Mas nunca conseguiu. Contudo a separação dos dois levou a que Liliana Aguiar a partir dai fosse mais conhecida pelos amores e desamores do que por outro facto. Namorou com José Carlos Pereira (com quem teve o filho Salvador), Rui Patrício, Olivier da Costa, Bruno Aguiar, entre outros até ter encontrado paz ao lado de Francisco Nunes com quem já teve um filho, Santiago. Nunca disse mal de ter entrado no reality show mas tenta ignorar o facto.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas