Daniel Oliveira está a enfrentar uma onda de ataques de estrelas do entretenimento da SIC, figuras em que ele apostou, foi buscar à TVI e que não escondem do público a insatisfação com as escolhas do diretor de Programas.
A primeira pessoa a acusar publicamente a SIC de ter quebrado com algumas promessas foi Cristina Ferreira, ou os advogados de Cristina na criação da defesa no caso da indemnização pela quebra de contrato com a estação de Paço d'Arcos.
Nos documentos apresentados em tribunal ainda em 2020, a defesa da apresentadora justificou a quebra de contrato com a suposta falta de cumprimento da promessa de que Cristina teria um cargo na direção de programas da SIC.
...
Daniel Oliveira recebe Cristina Ferreira na SICFoto: D.R.
Cristina por várias vezes se queixou, disse a defesa, em "almoços ocorridos entre si e Francisco Pedro Balsemão, onde este, ouvindo-a, lhe assegurou que iria mudar esta situação". Sobre Daniel Oliveira, o documento dizia apenas "ele não mantinha relação com a Ré e não a consultava, mesmo após aquelas promessas de Francisco Pedro Balsemão".
A SIC respondeu na altura àquelas alegações, dizendo que "repudia a ocorrência de qualquer incumprimento".
Alexandra Lencastre e Diogo Amaral
Mais recentemente, a saída de Alexandra Lencastre da SIC voltou a causar polémica nas mexidas dos canais. A atriz de 57 anos tinha virado as costas à TVI há três anos, depois de passar 17 naquele canal. Agora acredita que é o local que ela "sempre devia ter estado".
A atriz já estava a insinuar há meses a insatisfação com os trabalhos que estava a receber no canal, mas este domingo, 4, Alexandra não conteve as queixas. Na apresentação da nova grelha da TVI, a diva disse aos jornalistas que "não estava a ter as oportunidades de trabalho que tinham sido prometidas". "Ou as que tinha não estavam a ser concretizadas. São decisões que não me pertencem. Mas senti-me um bocadinho excluída", explicou.
...
Daniel Oliveira e Alexandra Lencastre
"Nunca senti que tinha grande papéis. Nunca me senti em casa", afirmou. "Nunca senti que tinha um desafio como atriz. Senti-me desvalorizada. Tenho quase 40 anos de carreira e não estava a fazer nada de jeito. Ia fazer imensos projetos, séries e nada se estava concretizar e nunca me disseram proquê", continuou.
Diogo Amaral foi apresentado na mesma noite como uma das apostas da TVI. O ator regressou assim ao canal depois de ter passado seis anos na SIC.
A mudança de Diogo em 2017 não foi uma aposta de Daniel Oliveira. O atual diretor de Programas só assumiu a função meses depois da chegada de Diogo Amaral, mas Daniel foi um dos braços de apoio do ator nos últimos anos, quando estava a lutar contra o vício das drogas.
Os melhores looks do Palácio das Estrelas da TVI
A justificar a nova mudança, Diogo Amaral também falou nas saudades que tinha de um trabalho maior numa novela. O ator está escalado para trabalhar em 'Cacau', tal como Alexandra Lencastre.
"A razão principal [do regresso à TVI] é o projeto. Assim que explicaram o projeto disse sim imediatamente", contou no programa 'Dois às 10', com Maria Botelho Moniz e Idevor Mendonça.
E acrescentou: "Cativa-me o desafio! Estou a pensar no que posso contar... Esta novela tem características que para um ator, ou pelo menos para mim, deixa-me entusiasmado. Era uma coisa que já não fazia há muito tempo... uma novela assim. E que saudades que tinha de fazer uma novela assim. Estou super entusiasmado", afiançou.
Marina Mota deixa recado
A atriz Marina Mota só está há um ano na SIC mas também não esconde a insatisfação com a novela, e que uma das promessas que Daniel Oliveira fez, quando ela deixou a TVI, ainda não foi cumprida.
Em declarações à revista 'TV Guia' no início do ano, a atriz reclamou da personagem Julieta Formiga, em 'Flor sem Tempo'. "Pessoalmente, não é um desafio enorme fazer esta personagem, vou ser franca, daí tê-la apelidado de levezinha, porque não tem muitas camadas por onde fugir. Mas acaba por ser divertida".
"Quando crio uma personagem, acredito muito nela. Esta é mais uma mulher a quem estou a dar vida. Agora é evidente que o desafio enquanto atriz é muito maior numa Antónia Novais [em 'Para Sempre', da TVI], que tem ali mais camadas que enriquecem a nível de representação", acrescentou.
...
Daniel Oliveira e Marina MotaFoto: Instagram
E sobre a promessa da SIC, uma sitcom com João Baião, Marina declarou: "Supostamente, havia essa expectativa, sim, agora, se vai acontecer ou não, só o Daniel Oliveira lhe poderá responder".