José Maria Ricciardi, de 62 anos de idade, foi um dos convidados da festa de aniversário de Bruno de Carvalho. O presidente do Sporting, que se recandidata às eleições do clube, a 4 de março, quis ter na festa os que lhe são mais chegados.
A chegada do primo desavindo de Ricardo Salgado ao Café In, em Lisboa, onde decorreu a festa de aniversário do presidente sportinguista, foi das mais notadas.
Ao contrário, apesar de também ser "leão", Ricardo Salgado não esteve entre os convidados de Bruno de Carvalho, que completou 45 anos de idade. Isto apesar de sempre ter sido uma figura associada e influente no clube leonino.
Os primos, netos do fundador do Banco Espírito Santo, zangaram-se. O império caiu. Mas ambos continuam com as suas vidas de luxo. José Maria Ricciardi é apoiante confesso de Bruno de Carvalho. "Terá o meu voto", garantiu. Quanto à preferência do primo Ricardo, está por esclarecer.
Certo é que há novidades no universo familiar. Após ter recebido instruções judiciais, que o impediam de sair do país, Ricardo Salgado pode, agora, voltar a ausentar-se para o estrangeiro.
A medida de coação, imposta pelo juiz Carlos Alexandre, caducou no dia 12 de dezembro de 2016. Por isso, além de poder andar à vontade pelas suas casas, de Cascais e da Comporta, agora também já pode ausentar-se, uma vez que não lhe foi ainda deduzida acusação.
Unidos pelo amor ao mesmo clube – José Maria Ricciardi é descedente do fundador do Sporting, o visconde de Alvalade – e pelos laços de sangue, contudo, os primos continuam desavindos, o que gera desconforto entre os vários ramos da família Espírito Santo.