'Vale Tudo' volta a ficar manchado por jogo perigoso: "O humor e as audiências não valem tudo!"
O programa dos domingos à noite da SIC é o preferido dos portugueses, mas o facto da estação insistir em prova que põe a segurança dos convidados em risco está a motivar duras críticas.
As imagens do regresso de 'Vale Tudo' aos ecrãs da SIC
Depois da polémica gerada na estreia de 'Vale Tudo', o programa dos domingos, a SIC volta a insistir no 'Cenário Invertido', uma das provas deste formato. Os concorrentes – depois de Rui Unas e César Mourão, desta vez foram Renato Godinho e Inês Lopes Gonçalves – ficam suspensos de cabeça para baixo enquanto representam uma situação a pedido de João Manzarra, o apresentador.
"O cenário em que os concorrentes/convidados estão virados para baixo, não tem piada nenhuma. É aflitivo ver o quão aflitos os actores estão naquela posição, que não é benéfica para a sua saúde. O humor e as audiências não valem tudo! Gosto do programa, mas quando chega a este cenário, mudo de canal, porque é o pior e é aflitivo e incómodo, para quem faz e quem vê", escreveu uma internauta na conta oficial da SIC.
Mas não se pense que é a única que critica esta prova: "Há tantos jogos em que poderiam apostar. O programa é giríssimo, mas este jogo é sem dúvida o pior que podiam ter inventado. Mas infelizmente, em prol das audiências, pelos vistos vale tudo. Mas a audiência da minha parte, quando chega a este jogo sem piada nenhuma, mudo imediatamente de canal e não retorno a um programa que é suposto ser divertido e divertir quem faz e assiste, e a sensação de mau estar dos concorrentes quando o fazem e quando terminam, é por demais evidente e nem as gargalhadas do Manzarra conseguem disfarçar. A bem da saúde dos concorrentes, por favor retirem este jogo, não vale tudo e é prejudicial para quem o faz e aflitivo para quem assiste", é outro dos comentários deixados.
"Manter uma pessoa pendurada de cabeça para baixo durante um longo período de tempo, pode levar à formação de coágulos de sangue, em especial no cérebro. Os coágulos e o "inchaço" no cérebro podem levar a AVC. Como se sabe, o cérebro não tem músculos para bombear o sangue de volta ao coração. Ademais, pode levar a cegueira, uma vez que a pressão aumenta por trás dos olhos, e o sangue pode acumular-se nos pulmões, resultando em edema pulmonar. Não é assim tão simples e seguro como as pessoas pensam. O mais assertivo, para o bem da saúde dos participantes, seria retirar esse jogo e apostar em novos que não comprometessem o bem-estar e saúde desses", é outra opinião negativa sobre o 'Cenário Invertido'.
Recorde-se que Rui Unas sentiu-se mal depois de ter sido escolhido para esta prova no dia da estreia e não fez disso segredo. Inclusivamente, voltou a dizer que não repetia a experiência.