'
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Grelha da Semana

Notícia

SOS serviço público

Depois de lhe ser apontado um silêncio ensurdecedor sobre a RTP e a comunicação social, o ministro da Cultura, que tutela estas duas áreas, decidiu nomear um grupo de trabalho para estudar o futuro do serviço público, a quem caberá a elaboração de um chamado "livro branco" sobre a matéria.
10 de novembro de 2022 às 12:48
...
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva Foto: Cofina Media

Depois de lhe ser apontado um silêncio ensurdecedor sobre a RTP e a comunicação social, o ministro da Cultura, que tutela estas duas áreas, decidiu nomear um grupo de trabalho para estudar o futuro do serviço público. Caberá a esse grupo de trabalho a elaboração de um chamado "livro branco" sobre a matéria, "livro branco" esse que, segundo o governante, deve anteceder qualquer decisão sobre o novo contrato de concessão a estabelecer entre o Estado e a RTP.

Esta sequência temporal, ao que apurei, surpreendeu a própria administração da RTP, que considerava que estava já tudo fechado e negociado sobre o novo contrato, mas é uma boa decisão, e merece dois elogios principais. Em primeiro lugar, ao tomar esta medida o governante decidiu não persistir na política de atirar o problema para debaixo do tapete. Isso é positivo. Depois, a decisão representa o efetivo reconhecimento de que há um problema. Porque há um problema com o serviço público, quer porque não tem uma opção firme sobre que tipo de programação deve servir aos portugueses, quer porque, sendo serviço público, deveria ter público, e tem cada vez menos, isto é, há cada vez mais serviço público sem público, o que representa uma contradição em termos. Estes são os dois elogios, merecidos, a Pedro Adão e Silva.

A crítica é simples: uma iniciativa com este fôlego não precisava de tanto tempo para ver a luz do dia. O grupo é formado por três profissionais (Jorge Wemans, Sena Santos e Rui Romado) e três académicas, cabendo a Felisbela Lopes, da Universidade do Minho, a respetiva coordenação. Aguardemos pelas conclusões. A RTP e o serviço público bem precisam deste SOS.       

 

PROGRAMAÇÃO – PORCHAT NA RTP1

...
Porchat na RTP1

Há uma certa estranheza no facto de o humorista brasileiro Porchat ter projetos no horário nobre da RTP1. Não está em causa a valia profissional, evidentemente. Simplesmente, hoje em dia, a maior parte das solicitações audiovisuais das novas gerações surge em português do Brasil. Quem tem filhos que percorrem as redes sociais sabe bem como é difícil resistir à ameaça de fenómenos como Lucas Neto. Julgo que o facto de a TV do Estado tomar esta opção exige uma explicação. Pode ter razões válidas, é certo. Deve é ser muito bem explicado: qual a razão para a estação pública preterir o humor em português de Portugal, em detrimento do humor em português do Brasil? Aguardemos pela explicação.


INFORMAÇÃO - WEB SUMMIT

...
Web Summit Foto: Sérgio Lemos

'Peace.' Perdoem-me os leitores por começar este texto com uma palavra estrangeira. Estava a citar o Presidente da República portuguesa, num discurso feito na capital do nosso país. Marcelo discursou na Web Summit, um evento em formato de feira tecnológica e de vaidades civilizacionais, uma espécie de negócio privado mas que é pago por todos nós, e escolheu o inglês para dizer que espera que 2023 traga paz ('peace'), a reconstrução da Ucrânia ('rebuild Ukraine'), o combate à inflação ('inflation'), e finalmente medidas para contrariar as alterações climáticas ('climate change'). A hospitalidade é, de facto, uma das nossas qualidades...

 

SOBE - FERNANDO ROCHA

...
Fernando Rocha

No sábado, a SIC conseguiu inverter a tendência de queda e ganhou à TVI com a inclusão de um 'Não Há Crise' em late night, que surpreendeu a TVI. O bom sabor dos velhos tempos.


SOBE - CRISTINA FERREIRA

...
Cristina Ferreira Foto: Instagram

Alargou ainda mais o avanço sobre a concorrência nas audiências de domingo, com o 'Big Brother'. Trata-se da consagração da nova rainha dos reality shows, um papel que a apresentadora provavelmente nunca tinha pensado para si.


DESCE - DANIEL OLIVEIRA

...
Daniel Oliveira Foto: Instagram

Na semana passada, lancei a possibilidade de este ser o último ano de liderança da SIC. Na verdade, o problema é mais sério: novembro pode muito bem cair já para a TVI. O repto aos responsáveis da SIC é o mais difícil desde que entrou esta direção de programas.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas