
Quando algo pode correr mal, acaba mesmo por correr. O sistema muito particular que existe no futebol em Portugal, em que um clube transmite os jogos no seu próprio canal, foi posto à prova de uma forma que até parece de encomenda. Na penúltima jornada do campeonato, o Benfica recebia o FC Porto e bastava um empate para os dragões fazerem a festa. Só um lunático imaginaria que o Benfica iria transmitir na sua televisão os festejos do principal adversário em pleno estádio da Luz. Isso significaria amplificar em direto uma humilhação monumental. Ora, um título de futebol sem festejos é um enorme dano para a indústria, que vive de fazer felizes os adeptos que amam e pagam a modalidade. Foi por essa razão que as instituições do futebol se desmultiplicaram ao longo da semana para verificarem como seria torneado esse problema pelas outras estações.
Na verdade, só quando a festa se mudou para as ruas da cidade do Porto e de todo o País é que houve diretos de festa. Dentro do estádio, aconteceu o absurdo – uma equipa festejava o 30.º título de campeã, mas a realização mostrava os jogadores da equipa derrotada que termina o campeonato no terceiro lugar. O espetáculo televisivo foi deplorável, mas teve o enorme mérito de chamar a atenção para os riscos, desportivos, económicos e também éticos de permitir que um clube transmita os jogos no seu canal. O próprio Benfica devia abdicar de estar sujeito a um problema destes.
PROGRAMAÇÃO - 'THE VOICE KIDS'
Numa altura em que a RTP tem sido muito criticada, e merece, é justo reafirmar a boa política de escolha e programação dos grandes formatos familiares ao domingo. 'The Voice Kids' volta a dar uma alternativa de qualidade aos espectadores no serão do dia da semana em que a TVI se afunda cada vez mais no 'Big Brother' e a SIC procura responder na mesma (má) moeda.
INFORMAÇÃO - PORTO NACIONAL
Logo depois da situação ridícula a que a BTV sujeitou o futebol, dando imagens do plantel do Benfica quando o FC Porto festejava um título, eis que a festa passou para as ruas de todo o País, provando que o clube do Norte já tem uma dimensão nacional e atravessa gerações e estratos sociais. Cobertura eficaz e de qualidade de todos os canais, que estavam de facto em todo o País. Este ano, houve a novidade da passagem do campeão por Fátima a caminho da Cidade Invicta. Um momento único, proporcionado por Sérgio Conceição.
DESCE - PINTO DA COSTA
Em todos os títulos é assim: aproveita o palco da vitória para zurzir à esquerda e à direita. Este ano, Varandas, Costa e Marcelo foram os grandes alvos. Representa o FC Porto do passado, em vias de ser substituído, com enorme vantagem reputacional, pelo clube que vê em Sérgio Conceição o líder do futuro.
DESCE - CRISTINA FERREIRA
Procura defender 'Rua das Flores' colocando o 'Big Brother' nos 15 minutos finais, antes do 'Jornal das 8'. Não chega. A novela é má demais e atrapalha a estação, cada vez mais próxima da SIC, apesar daquele flop. Se a TVI tirar rapidamente 'Rua das Flores' das 7 da tarde chegará finalmente à liderança.
DESCE - FÁTIMA LOPES
É um raro, mas grave, erro de comunicação. Numa altura em que Fátima Lopes está em dificuldade no regresso à SIC, a estação anuncia que ela voltará a um formato de há quase duas décadas, o 'All You Need is Love.' Ora, isso reforça a ideia de que a apresentadora é um valor do passado.