'
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Grelha da Semana

Notícia

'Vai ou Racha'

Quando a diferença é de apenas uma décima, todas as decisões tomadas ao longo do mês são críticas e podem mudar a história.
09 de março de 2023 às 18:09
...
Pedro Teixeira, Vai ou Racha Foto: Instagram/@fremantlept

Aconteceu exatamente como previmos. A TVI ganhou o mês no consumo em direto, mas a SIC mantém a liderança oficial porque ganhou na medição com gravações, e é esta última que o mercado reconhece. E assim, por uma décima, fevereiro foi da SIC, e a TVI voltou a falhar.

Quando a diferença é de apenas uma décima, todas as decisões tomadas ao longo do mês são críticas e podem mudar a história. Um intervalo mal colocado, um alinhamento de jornal mal feito, um convidado um pouco mais fraco, a Teresa Guilherme que aceita ir à Júlia, o jogo da '
champions' que dá em sinal aberto e que foi mal escolhido, os intervalos que não são emitidos dias a fio, em desrespeito para com os anunciantes – tudo acaba por ter influência, porque a diferença é mínima e qualquer lapso sai caro.

Depois, há os estrangulamentos mais duradouros. Como o das 7 da tarde. A SIC cometeu um erro grave ao estrear a novela da Globo 'Flor do Caribe' nesse horário, exatamente quando a TVI lançava o 'Jornal Nacional' – o maior erro de Daniel Oliveira como programador, até hoje.

Provavelmente a SIC cometeu um erro de análise, ao desvalorizar a informação da TVI. Mas, se não coloca a liderança do 'Jornal da Noite' em perigo, com esta "borla" o novo jornal da TVI acaba por subir no horário e, na média global de cada dia, isso faz diferença a favor do canal 4. A batalha pela liderança passa pelas 7 da tarde. Se a SIC não resolver o problema do 'Vai ou Racha', fica tudo em aberto.

 

INFORMAÇÃO - CRISE DO 'TELEJORNAL'

...
Telejornal Foto: RTP

O duelo a três entre noticiários está ao rubro. O 'Telejornal', da RTP, é aquele que tem melhor acesso, porque 'O Preço Certo' deixa uma multidão presa ao canal 1. Apesar do acesso, tem ficado em último. Isso significa que não cativa o auditório. O jornal da SIC tem tido o pior acesso, mas ganha quase sempre. Ou seja, o 'Jornal da Noite' acrescenta valor. Já o novo noticiário da TVI subiu, sem, porém, colocar em causa a liderança da SIC. Eis a síntese: o jornal mais institucional, da RTP, está em perda. SIC e TVI, que descobriram as grandes preocupações do povo, estão em alta. Esta tendência deve acentuar-se com a passagem do tempo.

 

PROGRAMAÇÃO - 'O TRIÂNGULO'

...
O Triângulo Foto: Instagram

O 'reality show' que a TVI tem no ar difere muito pouco do 'Big Brother'. Isso pode ser bom, ou pode ser mau. Bom, porque o 'BB' é, de facto, um formato forte. Mau, porque a cópia é sempre pior do que o original. E, de facto, até agora tem sido mau. Na semana passada, os especiais à meia-noite chegaram a fazer um 'share' médio pouco acima dos 8%, muito baixo para o que se pretende de um 'reality show'. O naipe de concorrentes também não aquece nem arrefece, sendo que um formato deste tipo vive essencialmente da construção de personagens, da existência dos tradicionais "cromos". Não há "cromos", não há programa.

SOBE - DANIEL OLIVEIRA

...
Daniel Oliveira Foto: Instagram

Mais uma vez, conseguiu suster o ataque da concorrência e manter a SIC à frente. Isso tem sempre um efeito psicológico positivo na empresa.

SOBE - JOSÉ EDUARDO MONIZ

...
José Eduardo Moniz Foto: D.R.

Consegue levar a TVI a sonhar com a liderança, e fica a uma pequena decisão, entre milhares ao longo do mês, de a arrebatar. O desafio agora é manter o nível elevado de audiência, o que não será fácil.


SOBE - JOSÉ FRAGOSO

...
José Fragoso

Parecendo que não, o canal 1 da RTP vai em março a apenas 3 pontos percentuais da liderança. O canal que lidera parece ser dos que resiste melhor à erosão crescente dos generalistas.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas