'
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Grelha da Semana

Notícia

Vale tudo

O programa que a SIC recuperou para domingo à noite tem um mérito único e inigualável. Traz de volta para a televisão portuguesa o conceito de puro entretenimento.
12 de janeiro de 2023 às 14:22
...
'Vale Tudo' regressou à antena da SIC. Foto: SIC

O programa que a SIC recuperou para domingo à noite tem um mérito único e inigualável. Traz de volta para a televisão portuguesa o conceito de puro entretenimento. Tudo o que ali se passa, da parede inclinada ao improviso musical, tem como único objetivo entreter, divertir e fazer companhia aos espectadores.

Ora, isso não é fazer pouco no atual panorama televisivo nacional, onde os formatos têm tido dois defeitos principais: são cada vez mais iguais entre si, e repetem-se à exaustão. '
Vale Tudo' é único – não há outro programa assim. É uma espécie de salada russa de divertimentos variados. Além disso, estava fora do radar há algum tempo. O pousio proporcionado pela SIC aumentou-lhe o valor.

Nunca saberemos se o programa conseguiria ou não derrotar o 'Big Brother', porque o melhor reality show da TVI foi retirado transitoriamente de circulação, numa espécie de hara-kiri de Queluz de Baixo. Sabemos, porém, que a atual grelha de domingo à noite passa a ter um novo dono e senhor: o divertimento de João Manzarra.

Na semana de estreia, a SIC conseguiu alargar à programação o tradicional avanço que já tinha na informação, quer do almoço, quer sobretudo do jantar, e goleou a concorrência, o que é muito raro ao domingo. 'Vale Tudo' derrota 'A Ex-periência' em toda a linha, e o fosso vai crescer. O ano de 2023 arranca confirmando uma tendência óbvia: a SIC voltou a não ter concorrência que se apresente.

PROGRAMAÇÃO - GOUCHA

...
Goucha

Está em grande forma o apresentador das tardes da TVI, que conseguiu dar luta, e mesmo atingir uma ligeira vantagem sobre a concorrência direta. Manuel Luís Goucha é, hoje em dia, um oásis na grelha do canal 4. Beneficiou da qualidade do programa de Júlia, na SIC, e conseguiu reagir ao desafio. Os programas do 'day time' da tarde estão, provavelmente, na melhor fase da história contemporânea da televisão portuguesa.
 

INFORMAÇÃO - OUTRA VEZ BRASIL

...
Outra vez Brasil

Num texto anterior prometi partilhar com o leitor a descodificação de momentos em que os canais de informação alinham naquilo a que chamo "efeito-manada", ou seja, quando as opções editoriais dos diversos responsáveis jornalísticos se alinham de forma a que todas as antenas transmitam horas sem fim a mesma notícia, em pura imitação de focos, ângulos e análises. Pois bem: seja por facilitismo, seja por falta de critério, seja lá pelo que for, Portugal voltou a ter domingo à noite três canais, SIC Notícias, CNN e RTP3, transformados num só, a transmitirem todos as mesmas imagens. Com esta clonagem de emissões, algum dia teremos de perguntar se faz mesmo sentido Portugal ter quatro canais de informação..

 

SOBE - JOÃO MANZARRA

...
João Manzarra Foto: SIC

Pena não manter uma dedicação mais intensa à televisão. As presenças intermitentes travam uma relação mais emocional com o espectador. Quando aparece, cumpre. Mas ainda não é uma estrela.


DESCE - MARIA BOTELHO MONIZ

...
Maria Botelho Moniz Foto: Instagram

Era inevitável, a TVI abandonou o 'Big Brother', cedeu ao politicamente correto, que critica a repetição do formato, e assim perdeu audiências. No processo de aprendizagem, queimou-se uma boa apresentadora, lançada às feras sem rede.

DESCE - JOSÉ EDUARDO MONIZ

...
José Eduardo Moniz Foto: D.R.

As alterações na grelha da TVI não estão a funcionar. Ou por erros de seleção de formatos, ou por mau planeamento financeiro, está a ser um mês difícil para a estação.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas