'
A FLASH! já está no WhatsApp.
Siga-nos!
Seguir
]]>
Luísa Jeremias
Luísa Jeremias No meu Sofá

Notícia

Mas ninguém lê estes guiões antes?

Quem faz a continuidade das cenas? Quem dá o alerta aos autores (e atores) que a cena não faz sentido, não cola, não bate certo, é inverosímil?
09 de fevereiro de 2024 às 06:00
...
Sofia Ribeiro, Pedro Hossi, Senhora do Mar Foto: SIC

Se calhar sou eu que sou um bocadinho burra ou lenta mas, sinceramente, não consigo perceber isto: uma mulher entra num veleiro em Belém, acorda no meio do oceano Atlântico, atira-se ao mar e vai parar à ilha Terceira – tudo assim, seguido. Não contente, é descoberta por uma criança, que calça um só sapato, na praia, decide ir entregar a criança aos pais, e a meio do caminho, descalça, pega na criança – que deve ter para aí uns dez quilos – e leva-a ao colo para a aldeia. Tudo isto é perfeitamente verosímil, certo? Pois, lá está, é por isso que a mulher é "santa": porque só uma santa é capaz destas habilidades todas e continuar com aquele rosto, lindo, fantástico, após tamanha aventura em pés descalços.

Assim estreou 'Senhora do Mar', nova novela da SIC, com Sofia Ribeiro, a "santa", como protagonista, e com um sério problema de congruência na ação. A coisa não fica por aqui em pleno primeiro episódio – aquele que serve de montra a 120 (ou mais) seguintes.A juntar à cena da santa nadadora, segue-se a das miúdas na piscina. Qual a função da cena (dividida em partes)? Ninguém sabe. O que adianta para a história? À primeira vista, zero. Então o que está ali a fazer? É só para apresentar personagens? Pois aí está o grande problema: num primeiro episódio isso não chega; é preciso criar valor, acrescentar, alimentar o interesse do espectador para este ir ficando, e ficando, e ficando, até estar viciado na novela. Essa é a ideia. Se isso falhar, há um problema grande.

Posto isto, a pergunta que se impõe é a seguinte: quem lê os guiões antes da novela ser filmada? Quem faz a continuidade das cenas? Quem dá o alerta aos autores (e atores) que a cena não faz sentido, não cola, não bate certo, é inverosímil? E, no final da linha, onde está a direção de programas que aprova o episódio? Chega ter imagens de drone, lindas? Não não chega. É preciso coerência. E bom senso. 'Senhora do Mar' é a única a ter estes problemas? Não, não é. 'Cacau' também tem e não são poucos. Fica para a história (do que não se pode fazer) a cena da chamada feita num telemóvel alheio e que é reconhecida como sendo da mulher de Quim. Mas disso falaremos depois. Para já aguardamos mais leitura do TPC.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas