'
Luísa Jeremias
Luísa Jeremias No meu Sofá

Notícia

Pedro e Lourenço: o preço das opções de vida

Pedro Teixeira fez uma opção de carreira – ou de sobrevivência, se preferirmos – e, na verdade, ganhou.
10 de março de 2023 às 06:00
...
Pedro Teixeira, Lourenço Ortigão

Houve um tempo em que acreditei que Pedro Teixeira poderia transformar-se num grande ator. Foi há mais ou menos três anos, quando a TVI tinha no ar a novela 'Quer o Destino' e Teixeira interpretava uma personagem obsessiva, à qual se entregou todo ele. O resultado não podia ter sido melhor – senão não ficaria na memória, passaria à categoria de "vinha vindimada", como acontece com a maior parte das personagens. Só que a experiência ficou por ali (pelo menos até agora). Depois dessa ficção, o ator aceitou um papel radicalmente oposto, na comédia 'Festa É Festa'.

O seu Tomé, personagem cheia de tiques e que nada dele às da revista à portuguesa, encantou os espectadores, fê-los rir... e pronto. Pedro Teixeira fez uma opção de carreira – ou de sobrevivência, se preferirmos – e, na verdade, ganhou. Graças a isso, conseguiu o lugar naquele que poderá ser a nova transformação na sua vida: a condução do concurso 'Vai ou Racha', da TVI, que se prepara para, com o tempo e o cuidado de produção, suplantar o imbatível rival, 'O Preço Certo'. Se assim for, Pedro optou bem e está a colher os frutos, não de se transformar num grande ator mas, sim, num grande 'entertainer' – que também é em 'Festa É Festa'.

Teixeira não é caso isolado numa geração de atores da qual se esperava muito no campo da representação e que deambulam entre projetos e negócios pessoais. Atores de primeira linha, bem pagos, candidatos a "namoradinhos de Portugal". Lourenço Ortigão é talvez o maior caso. Vejamos: além de ser lindo e educado, com tudo para ser o príncipe da ficção neste país, tem visão do que quer da vida. E é simples o que quer: voar para fora de Portugal, seguindo as pisadas de uma Daniela Ruah, por exemplo. Só que está difícil e os anos vão passando.
E entretanto, as escolhas por cá não têm sido felizes. A mudança para a SIC também não trouxe os resultados pretendidos, e Lourenço vai-se perdendo entre o seu restaurante, bons contratos publicitários e as personagens alegadamente boas mas que não brilham no ecrã. Se a ideia for fazer dinheiro, está tudo certo, mas falta trabalho consistente para voar e cumprir o sonho. E aí, só cabe a Lourenço exigi-lo e provar.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas