'
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal!

Notícia

Catarina Furtado arrasa gente com dinheiro e egocêntrica

"Os racismos, as violências, as discriminações, as indiferenças, têm por base a ignorância, uma arrogância moral com sustento no medo. Fiz reportagens no Bangladeche, no Líbano, na Grécia, no Uganda e na Colômbia".
21 de junho de 2020 às 11:54
...

"Tenho conhecido pessoas com dinheiro e sucesso e um gigante vazio interior, uma insatisfação baseada na ambição e na necessidade de regar um umbigo, já muito entupido… É uma opção: querer ou não saber. Os racismos, as violências, as discriminações, as indiferenças, têm por base a ignorância, uma arrogância moral com sustento no medo. Fiz reportagens no Bangladeche, no Líbano, na Grécia, no Uganda e na Colômbia. Ouvi histórias de coragem, sofrimento e esperança. Refugiados obrigados a fugir à morte!"

As palavras são de Catarina Furtado, foram escritas na TV Guia há duas semanas, e vêm a propósito de mais uma nova temporada do seu programa Príncipes do Nada, na RTP1, ela que é embaixadora da ONU há 20 anos. "Chorei e ri ao seu lado e prometi fazer chegar a vós os seus apelos! Não estamos a falar de terroristas! Vi pais num pranto, impotentes; ratazanas a morderem as crianças nas tendas indignas onde dormem; lamentos de profunda desilusão pela constatação de que afinal a Europa humanista é uma utopia. Mas também vi solidariedade entre eles e esperança."

Conheço Catarina há 17 anos, quando trocou a SIC pela RTP para liderar a Operação Triunfo. Em 2009, por exemplo, estivemos juntos em Cabo Verde, em mais uma missão humanitária, transmitida depois pela estação pública. Em Santiago, a apresentadora mostrou as carências, da saúde ao ensino, daquele povo irmão. Com a sua influência e credibilidade, ajudou a angariar milhares de euros para a construção de maternidades na ilha. Salvou vidas.

 Vejo-a novamente no terreno, a lutar por uma sociedade mais justa e solidária, e é ali que gosto de a ver. Também gosto de a ver no The Voice, sensual, com um vestido justo a realçar as suas curvas e um decote provocador, com os lábios pintados de vermelho, mas insisto: é ali, no terreno, que faz a diferença. Olhos nos olhos com as pessoas, a tocar-nos no coração. Outros famosos da TV preferem o individualismo, a ostentação, a vaidade, o egocentrismo. Estão no seu direito. Mas por isso é que Catarina só há uma: gira que dói - lembras-te, Ivo? - e com uma notável vontade de mudar o mundo. 

Mais notícias de O Tal Canal

O que falta à TVI

O que falta à TVI

Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz são inferiores a Diana Chaves e João Baião, nas manhãs? Manuel Luís Goucha é pior do que Júlia Pinheiro, à tarde? Cristina Ferreira é assim tão má, no acesso ao prime time, que não ganha sequer um dia aos rivais, como Fernando Mendes? E a estratégia passar a mais “nós” e menos “eu”?
Tony Carreira: um pai destroçado

Tony Carreira: um pai destroçado

Não me interessa se a TVI esmagou nas audiências com a conversa do cantor com Manuel Luís Goucha. O que fica são as palavras de um homem marcado pela dor, mágoa, revolta, tristeza e angústia, que perdeu a filha, de 21 anos, num trágico acidente de viação.
De Catarina Furtado a Rúben Amorim

De Catarina Furtado a Rúben Amorim

Apresentadora continua a fazer um trabalho notável na sociedade portuguesa com a sua associação, Corações com Coroa. Podia despir-se no Instagram, vender sapatos, para ter mais seguidores. Mas não. Escolheu este caminho. Fez bem. Já a TVI podia aprender muito com o treinador campeão no Sporting.
Cristina Ferreira ameaça Daniel Oliveira

Cristina Ferreira ameaça Daniel Oliveira

Afinal, a ficção da TVI nunca morreu. Só precisava de uma aragem fresca, como é o caso de ‘Festa É Festa’. A da SIC, aparentemente, é que não mudou padrões e estacionou no tempo.
A carroça de Cristina Ferreira

A carroça de Cristina Ferreira

A ideia de ‘Festa É Festa’ é da diretora da TVI e os resultados não podiam ser melhores. Novela foi líder de audiências na primeira semana, uma semana negra para Pinto da Costa e a informação de Anselmo Crespo.

Mais Lidas

+ Lidas