'
A FLASH! já está no WhatsApp.
Siga-nos!
Seguir
]]>
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

A luva branca de Moniz

Para quem diz que está velho, cansado e ultrapassado, a resposta veio com a elegância de uma luva branca. O diretor-geral da TVI inventou? Não. E a liderança das audiências está aí à porta… para desespero de Daniel Oliveira
10 de fevereiro de 2024 às 00:00
...
José Eduardo Moniz Foto: Ricardo Ruella

1. Na sua primeira passagem pela TVI, José Eduardo Moniz levou dois anos para revolucionar a estação – de setembro de 1998 a setembro de 2000. Passados 24 anos, a história parece repetir-se: regressou em fevereiro de 2022 e tudo indica que, no dia 29, a colocará novamente na liderança. Para quem diz que está velho, cansado e ultrapassado, a resposta veio com a elegância de uma luva branca. O diretor-geral inventou? Não. Jogou com as armas que tinha à disposição, entre elas a sua paciência de ilhéu.

Tal como em 2000, agarrou o ‘Big Brother’ e todo o seu potencial, apostou numa novela diferente e ambiciosa – ‘Cacau’ – e reviu o posicionamento de programas de sucesso, como ‘Festa É Festa’. Bem ensanduichado, o ‘Jornal Nacional’ já ganha em alguns dias. Com ‘Morangos com Açúcar’, mesmo longe do sucesso de outrora, põe a TVI a "falar" com públicos mais jovens e exigentes, abrindo ao mesmo tempo as portas ao futuro com a aliança que vem fazendo com a Amazon Prime.

Moniz parece a confirmação do velho princípio de que o caminho se faz caminhando, tirando o melhor de quem com ele trabalha. Por exemplo, Cristina Ferreira, a todo-poderosa diretora até à sua chegada, aparentemente acabou por se adaptar, dando-lhe espaço. E os resultados aí estão. Não há bela sem senão: na redação há quem lamente que ele não passe lá mais tempo. Mas vêm aí mais mudanças, a começar por ‘Esta Manhã’... Por tudo isto, a notícia da renovação do seu contrato com a TVI, avançada pela ‘TV Guia’ na última semana, acaba por ser o facto da semana. A administração da Media Capital viu confirmada a aposta na experiência e sabedoria do seu diretor-geral e não perdeu tempo a renovar a ligação entre ambos. Bom para a TVI, será também seguramente bom para o conjunto do audiovisual português.

2. ‘Senhora do Mar’ foi vista na estreia por 812 mil espectadores – ficou em 7.º lugar. A sua rival direta, ‘Cacau’, teve 958 mil espectadores e arrebatou a 3.ª posição. Pergunto: e se a nova novela da SIC vier por aí abaixo, como ‘Papel Principal’?

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas