'
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Cristina Ferreira cabisbaixa e Daniel Oliveira a esbanjar dinheiro

A manterem-se as audiências do reality show ‘O Triângulo", uma ideia da apresentadora, é o novo flop da televisão portuguesa. Rival da SIC troca receita da publicidade por vitórias mínimas. Quem paga a fatura?
18 de março de 2023 às 00:00
...
Daniel Oliveira, Cristina Ferreira
1. Cristina Ferreira tem motivos para andar cabisbaixa na TVI – e não estou a falar dos seus desabafos no Instagram, como "sou confusão e cada vez mais clareza". Afinal, ‘O Triângulo’ caminha para figurar na história da TV como um flop. As audiências são implacáveis: na estreia, chegou ao 1 milhão e 276 mil espectadores; em 5 de março, baixou para os 983 mil; e, no domingo, prendeu só 751 mil.

Os resultados são reflexo de duas coisas: primeira, o valor de mercado da apresentadora está longe do que era – só a força do ‘Big Brother’ a fez brilhar em 2022; segunda, este reality show, uma ideia de Cristina, é uma salgalhada. Criar um formato sem um fio condutor, ou uma regra definida para os concorrentes, é dar-se à morte. E, como se sabe, o público não perdoa. Aceita-se por isso que a Endemol já trabalhe com urgência na revolução do formato.    

2. A SIC vai batendo o pé à TVI, mas Daniel Oliveira tem motivos para andar preocupado. Se o objetivo mais importante numa estação privada é o económico, como se explica que o diretor de Programas continue a tirar publicidade de horários importantes e a transferi-los para outros com menos audiência, para garantir resultados? Quem paga a fatura da redução de receita inerente a isso?

Mas há mais dores de cabeça para Daniel: ‘Alta Definição’ registou números baixíssimos, no sábado; a SIC está a esticar a sua última novela portuguesa, até de madrugada, para travar o rival; e, mesmo na liderança, decide ir atrás da TVI. Um exemplo? José Eduardo Moniz apostou no humor para a manhã, com Óscar Branco, e a resposta do diretor foi ir buscar Marina Mota.   

3. Na última edição, escrevi na ‘TV Guia’ que a RTP não sabia promover os seus programas e protagonistas. Pois bem, em dois dias da semana passada, a ‘Praça da Alegria’ bateu os mediáticos ‘Casa Feliz’ e ‘Dois às 10’. Enorme trabalho de Jorge Gabriel e de Sónia Araújo… sem uma palavra da estação pública, até ao momento, quando devia cavalgar esta onda (rara) de vitórias no horário da manhã.

4. Termino com Jessica Athayde. Na apresentação da segunda temporada de ‘Taskmaster’, que estreia este sábado à noite na RTP1, a atriz foi-se embora antes do fim do evento e a foto do grupo – Nuno Markl, Vasco Palmeirim, Toy, Inês Aires Pereira, Gilmário Vemba – ficou coxa. Surreal.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas