'
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Doa a quem doer: as contas da polémica de Cristina Ferreira

O programa ‘Cristina ComVida’, um flop de audiências que durou pouco mais de nove meses, custou à TVI 2,5 milhões de euros. As contas são fáceis de fazer, não há volta a dar.
15 de janeiro de 2022 às 01:00
...
Cristina Ferreira
1. Numa luta renhida com a SIC pela hegemonia da ficção nacional, parece que a TVI acertou em ‘Quero É Viver’. Estreada em 3 de janeiro, a novela, protagonizada por São José Lapa, Fernanda Serrano, Sara Barradas, Rita Pereira e Joana Seixas, é, para já, um sucesso (e líder) de audiências no seu horário, com uma média de 1 milhão e 100 mil espectadores.

Esquecendo os números, a história de quatro irmãs que veem chegar ao fim o casamento dos pais, depois de 50 anos, tem qualidade. Dos diálogos ao ritmo, do enredo a algumas interpretações. Que Helena Amaral, responsável pela adaptação da trama chilena ‘Casa de Muñecos’, a estação e a produtora não estraguem, mais tarde, em nome do negócio, o produto, esticando-o para cerca de 200 episódios – são 128 no original –, como aconteceu com ‘Quer o Destino’.

Ainda em ‘Quero É Viver’, o meu destaque vai para São José Lapa, de 70 anos, que, em boa hora, tal como Maria do Céu Guerra, fez uma pausa no teatro para voltar às novelas – a sua última foi ‘Água de Mar’, na RTP1, em 2014. Mulheres talentosas e inteligentes fazem-nos sempre falta, num mundo cada vez mais focado no acessório. "Não fiz grandes projetos de televisão nos quais tenha tido muito prazer, mas este foi um rebuçado." Foi, sim. Bem-vinda! 

2. A TVI emitiu um comunicado a desmentir o que não foi noticiado, e a ‘TV Guia’ reafirma a sua notícia da semana passada: que o programa ‘Cristina ComVida’, um flop de audiências que durou pouco mais de nove meses, custou à estação 2,5 milhões de euros. A nossa revista cruzou a informação com várias fontes e avançou com os números: 14 a 17 mil euros por episódio, num total de quase 200. É fazer as contas. E, portanto, não vale a pena dizer que ‘Cristina ComVida’ "termina em acordo com a produtora e sem quaisquer custos associados à estação"… que passa a ser verdade.

Até porque a ‘TV Guia’ nunca se referiu a essa questão. Mas de Queluz de Baixo tudo é possível, como podemos confirmar, por exemplo, numa comunicação enviada na segunda-feira, chamando comentadores "experientes" a Inês Simões e José Lopes. Enfim, aqui, na nossa revista, há uma certeza: trabalhamos com a verdade, todos os dias, para os nossos leitores. Doa a quem doer.

Mais notícias de O Tal Canal

'BB Famosos' é golpe na SIC. Onde anda Daniel Oliveira?

'BB Famosos' é golpe na SIC. Onde anda Daniel Oliveira?

O ‘reality show’ é líder de audiências e está a empurrar a TVI para a liderança. O calculista e frio diretor da estação de Paço de Arcos parece, para já, agarrado à formatação clássica da grelha e tolhido de movimentos. Os próximos dias prometem
Bruno de Carvalho salva Cristina Ferreira

Bruno de Carvalho salva Cristina Ferreira

Será bom que a apresentadora da TVI segure o ex-presidente do Sporting. Sem ele, provavelmente a audiência do ‘Big Brother Famosos’ não chega a 1 milhão de espectadores...
O grande pecado de Cristina Ferreira

O grande pecado de Cristina Ferreira

Por mais que a estrela da TVI goste de dizer aos portugueses que não tem problemas em, um dia, ir vender bifanas para a feira da Malveira, a verdade é que, estando milionária, esse discurso já não cola. O foco, agora, parece ser os sapatos, os casacos, os óculos ou as férias no estrangeiro. Infelizmente, a apresentadora de sucesso deu lugar a uma empresária.
Andreia Rodrigues tramada na SIC pelos gráficos

Andreia Rodrigues tramada na SIC pelos gráficos

‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’deixou de convencer, de surpreender, os espectadores, sendo hoje uma fotocópia barata do ‘Big Brother’, na TVI, em relação a polémicas e falsidades. Tem a palavra Daniel Oliveira.
Cláudio Ramos obrigado a sair do ‘Big Brother’

Cláudio Ramos obrigado a sair do ‘Big Brother’

Qual é o foco e disponibilidade, física e mental, do apresentador no ‘Dois às 10’ à segunda-feira, dia seguinte à gala do ‘reality show’? E nos outros da semana, se tem de acompanhar os seus desenvolvimentos na casa? Sim, João Baião também faz o ‘Domingão’, na SIC, mas, aqui entre nós, ele pode. Tem 58 anos, uma experiência incrível e uma cilindrada topo de gama.

Mais Lidas

+ Lidas