'
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Maltratado na RTP muda-se para a TVI: um homem com H grande

Hugo Andrade esteve na estação pública durante 30 anos e mudou-se agora para Queluz de Baixo. Nuno Santos reforça-se com um profissional de eleição!
06 de março de 2020 às 19:16
...
Hugo Andrade, Nuno Santos, Pedro Ribeiro, TVI Foto: Cofina Media
1. A TVI está mais forte desde segunda-feira, dia 2, com a contratação de Hugo Andrade para a direção de Conteúdos e Inovação. Hugo Andrade é um profissional de eleição: trabalhador, competente, humilde, experiente, solidário e leal. Esteve na RTP durante 30 anos e na estação pública fez (quase) tudo. Entre 2011 e 2015, por exemplo, foi diretor de Programas. Teve a sagacidade de apostar em formatos de grande sucesso, como 'Bem-vindos a Beirais', 'Got Talent' e 'The Voice', mas acabou triturado pela máquina.

Aos poucos, foi sendo encostado e maltratado por quem mandava na RTP. Por quem manda. Nunca se lhe ouviu uma palavra contra alguém. E se tinha motivos para o fazer. Mas não o fez – nem em off the record, como muitos por aí. Hugo Andrade tem 52 anos. Estava encostado na RTP, podia ali ficar até à idade da reforma, que não haveria problema. Mas preferiu ir à luta, agora na TVI, em que curiosamente esteve na sua fundação. Vai reforçar a estação de Queluz de Baixo com todas as suas qualidades, não tenho a menor dúvida. Nuno Santos, o diretor de Programas da TVI, conhece-o bem e foi buscá-lo para a sua equipa. Não é por acaso, pois as guerras travam-se com homens com H grande.

Até agora, lamentavelmente, não vi, não li e não ouvi um "obrigado" oficial da RTP a Hugo Andrade, um reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação durante três décadas. Enfim, é mais um sinal de uma gestão danosa na estação pública, casa que tantas vezes é notícia pelos piores motivos. Mas Hugo Andrade, um verdadeiro gentleman, é superior à ingratidão e à pequenez. Afinal, na Av. Marechal Gomes da Costa, tirando meia dúzia de indivíduos sem coluna vertebral, o novo reforço da TVI deixa um  legado de amizade e de respeito, coisas tão raras nos dias de hoje no mundo do trabalho. O saudoso Luiz Andrade, esteja onde estiver, estará muito orgulhoso nos valores e no percurso do filho.

2. A TVI tem outros motivos para sorrir. Depois de ter sido a estação que mais cresceu em fevereiro, mesmo sem futebol, ao contrário da RTP1 e da SIC, viu 'Dança com as Estrelas', colocado no ar em tempo recorde, crescer 217 mil espectadores de uma semana para a outra. Há esperança em Queluz de Baixo.

Mais notícias de O Tal Canal

Judite Sousa e Cristina Ferreira: descubra as diferenças

Judite Sousa e Cristina Ferreira: descubra as diferenças

A jornalista regressa à televisão dois anos depois de uma travessia do deserto. Talentosa e viciada no trabalho, promete enriquecer a CNN Portugal. Já a diretora da TVI vai em viagem de trabalho a Cannes e não resiste a mostrar o seu deslumbramento social. Até quando, Mário Ferreira?
O pior e o melhor dos Globos de Ouro

O pior e o melhor dos Globos de Ouro

Cadeiras vazias com o avançar da noite, novela ‘Quer o Destino’ e os seus protagonistas ignorados pela SIC, os elogios fáceis a Daniel Oliveira e a esperança de Gouveia e Melo.
Do medo de Daniel Oliveira à falta de democracia na RTP

Do medo de Daniel Oliveira à falta de democracia na RTP

O diretor de Programas da SIC não arriscou quando a TVI de Cristina Ferreira andava nas lonas, e agora – parece – a estratégia passa por jogar ainda mais à defesa. Na estação pública, paga por todos os portugueses, foi inaceitável ver aquele naipe de analistas na noite das Autárquicas.
Teresa Guilherme novamente traída

Teresa Guilherme novamente traída

Cristina Ferreira disse que a TVI tinha memória. Não sei se a perdeu. Sei que a Rainha dos Reality Shows deixou o ‘Big Brother’. Hoje, aos 66 anos de idade, a apresentadora já não diz bem o que pensa, à espera de uma nova oportunidade.
Sopa requentada e o pipi da Cristina Ferreira

Sopa requentada e o pipi da Cristina Ferreira

Com a RTP a caminhar para a sua irrelevância, as duas estações privadas vão anunciando o seu armamento para a ‘rentrée’… para agarrarem espectadores e anunciantes. Mas essas novidades, espremidas, são mais do mesmo. Uma tristeza!

Mais Lidas

+ Lidas