
Perante os jornalistas, o diretor de Programas acabou ainda por dar um tiro nos pés, ao admitir que a questão financeira da SIC se sobrepôs à editorial. "O ‘Agricultor’ grava-se em pouco tempo, dá para muitas horas de emissão e o minuto face ao custo é menor. Não há outro com essa capacidade." Sim, senhor, resumindo, a estação poupou uns euros em vez de ir ao encontro dos desejos do espectador. É isso, não é?
Ainda Daniel. Mudou a estratégia aos domingos à noite, e a SIC ganhou… com um formato familiar e divertido. Mesmo não sendo uma novidade, ‘Vale Tudo’, com João Manzarra e amigos, vai chegar para reunir mais gente em frente ao ecrã do que a concorrência direta. Na estreia, o seu primeiro bloco teve 1 milhão e 215 mil espectadores, um grande resultado. Somado aos sucessos do ‘Jornal da Noite’ e ‘Isto É Gozar com Quem Trabalha’, deu para esmagar a TVI: mais de cinco pontos a dividir as duas estações. Outro baile.
2. Na última edição, escrevi que ‘A Ex-periência’ e Maria Botelho Moniz eram apostas falhadas da TVI, por serem um formato de baixo nível e terem uma apresentadora sem perfil. Ora, deixo aqui o resumo da primeira semana dos diários: na segunda, teve 791 mil espectadores; na terça, 712 mil; na quarta, 640 mil; na quinta, 612 mil; e na sexta, 556 mil. Aos domingos? Passou de 935 mil para 759 mil. Quem deu luz verde em Queluz de Baixo a esta desgraça?
3. A CNN Portugal deu um brinquedo a Sebastião Bugalho, isto é, tempo de antena para comentar a atualidade política nacional. Não lhe dedico mais do que estas linhas: lamentável o seu comportamento com Anabela Neves, há dias, quando lhe levantou a voz por várias vezes. As suas birras, a essas, já nem lhes ligo. É da idade…