'
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Os bailes de Daniel Oliveira

O diretor de Programas da SIC desculpou-se com a morte de um concorrente para justificar o flop ‘Agricultor’; e depois trocou as voltas à TVI com ‘Vale Tudo’. Faltou-lhe a humildade, valeu-lhe a sagacidade.
14 de janeiro de 2023 às 00:00
...
Daniel Oliveira
1. Daniel Oliveira bem pode dizer que o sucesso de ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’ ficou condicionado com a morte de um concorrente – José Coutinho, de 67 anos, foi vítima de um ataque cardíaco. "Tivemos uma tragédia… que toca os públicos mais velhos. Ficou amputado." Não foi capaz de reconhecer que foi um erro crasso ter apostado numa quinta temporada do reality show, apresentado por Andreia Rodrigues, cujas audiências foram um desastre e que permitiu à TVI dominar os domingos à noite. Se o fizesse, teria dado um sinal de humildade. Preferiu dar baile.

Perante os jornalistas, o diretor de Programas acabou ainda por dar um tiro nos pés, ao admitir que a questão financeira da SIC se sobrepôs à editorial. "O ‘Agricultor’ grava-se em pouco tempo, dá para muitas horas de emissão e o minuto face ao custo é menor. Não há outro com essa capacidade." Sim, senhor, resumindo, a estação poupou uns euros em vez de ir ao encontro dos desejos do espectador. É isso, não é?

Ainda Daniel. Mudou a estratégia aos domingos à noite, e a SIC ganhou… com um formato familiar e divertido. Mesmo não sendo uma novidade, ‘Vale Tudo’, com João Manzarra e amigos, vai chegar para reunir mais gente em frente ao ecrã do que a concorrência direta. Na estreia, o seu primeiro bloco teve 1 milhão e 215 mil espectadores, um grande resultado. Somado aos sucessos do ‘Jornal da Noite’ e ‘Isto É Gozar com Quem Trabalha’, deu para esmagar a TVI: mais de cinco pontos a dividir as duas estações. Outro baile.

2. Na última edição, escrevi que ‘A Ex-periência’ e Maria Botelho Moniz eram apostas falhadas da TVI, por serem um formato de baixo nível e terem uma apresentadora sem perfil. Ora, deixo aqui o resumo da primeira semana dos diários: na segunda, teve 791 mil espectadores; na terça, 712 mil; na quarta, 640 mil; na quinta, 612 mil; e na sexta, 556 mil. Aos domingos? Passou de 935 mil para 759 mil. Quem deu luz verde em Queluz de Baixo a esta desgraça?


3. A CNN Portugal deu um brinquedo a Sebastião Bugalho, isto é, tempo de antena para comentar a atualidade política nacional. Não lhe dedico mais do que estas linhas: lamentável o seu comportamento com Anabela Neves, há dias, quando lhe levantou a voz por várias vezes. As suas birras, a essas, já nem lhes ligo. É da idade…

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas