'
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

SIC ataca (e bem) a TVI

O ‘Big Brother’ ganha ao ‘Agricultor’? Não faz mal: aposta-se em ‘Nazaré’. O ‘Somos Portugal’ é uma marca? Não faz mal: faz-se uma coisa igual. Na guerra vale tudo, e a estação de Queluz de Baixo não tem muito tempo…
11 de julho de 2020 às 10:35
...
João Baião, sic, domingão
1. Na semana em que o ‘Big Brother’  alcançou o seu melhor resultado na TVI, mais de 1 milhão e 300 mil espectadores, destronando (e bem) o Agricultor, o que fez a SIC, líder incontestável de audiências? Decidiu transmitir o final de Nazaré precisamente no domingo seguinte, alcançando um novo máximo: 1 milhão e 652 mil espectadores. E o que vai fazer a estação de Paço de Arcos também neste domingo, após "reduzir a cinzas" o ‘reality show’ de Cláudio Ramos? Transmitir o primeiro episódio da segunda temporada da novela protagonizada por Carolina Loureiro. 

Faz bem. A guerra em televisão é mesmo assim e mostra, com esta estratégia, que há muito respeito da SIC pela TVI, que continua a crescer (lentamente) mês após mês, mas que mostra debilidades gritantes, da informação ao entretenimento. Tantas… que ‘Domingão: Especial Verão’, formato igual ao histórico ‘Somos Portugal’, mas com a mais-valia João Baião, chegou, viu e venceu de forma tranquila. Incrível.

Ainda sobre ‘Nazaré’, é uma história simples e centrada em Carolina Loureiro, jovem que está a dar os primeiros passos como atriz, mas é um sucesso. Ponto final. Outras, como ‘Quer o Destino’, com mais qualidade, do guião às interpretações, não chegam lá, a um patamar superior, apesar de ser líder aos sábados à noite. Há dias, ao ver um episódio desta novela da TVI, pensei: "Se ela passasse na SIC, que números faria?" Mais uns milhares, acredito.

E este trabalho merecia. Que o digam os Pedros – Teixeira e Sousa –, Luís Esparteiro e Marina Mota, por exemplo. A cena desta atriz com João Vicente, aquela em que ela fala pela primeira vez, e em lágrimas, sobre ter sido violada pelo patrão, foi sublime. Mas a dinâmica de vitória em Queluz de Baixo é, neste momento, o que é…

2. Após avanços e recuos, com ‘Quinta das Celebridades’ e ‘Casa dos Segredos’ a reunirem as preferências dos responsáveis, a TVI decidiu-se finalmente: vai apostar noutro ‘Big Brother’, já em setembro. Apesar dos bons resultados do ‘reality show’, se tivermos em conta a média do horário nobre da estação, a solução mostra pouco arrojo. Nuno Santos tem de inovar, e o tempo – como bem devia saber – corre contra si e a sua equipa.

Mais notícias de O Tal Canal

O que falta à TVI

O que falta à TVI

Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz são inferiores a Diana Chaves e João Baião, nas manhãs? Manuel Luís Goucha é pior do que Júlia Pinheiro, à tarde? Cristina Ferreira é assim tão má, no acesso ao prime time, que não ganha sequer um dia aos rivais, como Fernando Mendes? E a estratégia passar a mais “nós” e menos “eu”?
Tony Carreira: um pai destroçado

Tony Carreira: um pai destroçado

Não me interessa se a TVI esmagou nas audiências com a conversa do cantor com Manuel Luís Goucha. O que fica são as palavras de um homem marcado pela dor, mágoa, revolta, tristeza e angústia, que perdeu a filha, de 21 anos, num trágico acidente de viação.
De Catarina Furtado a Rúben Amorim

De Catarina Furtado a Rúben Amorim

Apresentadora continua a fazer um trabalho notável na sociedade portuguesa com a sua associação, Corações com Coroa. Podia despir-se no Instagram, vender sapatos, para ter mais seguidores. Mas não. Escolheu este caminho. Fez bem. Já a TVI podia aprender muito com o treinador campeão no Sporting.
Cristina Ferreira ameaça Daniel Oliveira

Cristina Ferreira ameaça Daniel Oliveira

Afinal, a ficção da TVI nunca morreu. Só precisava de uma aragem fresca, como é o caso de ‘Festa É Festa’. A da SIC, aparentemente, é que não mudou padrões e estacionou no tempo.
A carroça de Cristina Ferreira

A carroça de Cristina Ferreira

A ideia de ‘Festa É Festa’ é da diretora da TVI e os resultados não podiam ser melhores. Novela foi líder de audiências na primeira semana, uma semana negra para Pinto da Costa e a informação de Anselmo Crespo.

Mais Lidas

+ Lidas