'
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Simone de Oliveira eterna

Ver subir ao palco a histórica cantora/actriz, um mês depois de celebrar 80 anos, a interpretar ‘Sol de Inverno’ ou ‘Desfolhada’, ao lado de Marisa Liz, Aurea e Nuno Feist, foi o momento alto do ‘Festival da Canção’.
10 de março de 2018 às 12:31
...
Simone de Oliveira

Criticada já tantas vezes pelas polémicas nas duas semifinais do ‘Festival da Canção’ – primeiro, o erro na contagem dos votos e anúncio de um finalista em detrimento de outro e, depois, as suspeitas de plágio de Diogo Piçarra –, a RTP está de parabéns pela (justa) homenagem a Simone de Oliveira no espectáculo de Guimarães, que consagrou Cláudia Pascoal e Isaura como as sucessoras de Salvador Sobral. Ver subir ao palco a histórica cantora/actriz, um mês depois de celebrar 80 anos, a interpretar ‘Sol de Inverno’ ou ‘Desfolhada’ – tema com o qual ganhou o certame há meio século – ao lado de Marisa Liz, Aurea e Nuno Feist, foi o momento alto da noite, sem dúvida.

De uma semana para a outra, e isto ainda está no início para fazermos um balanço honesto e concreto, a ‘Casa dos Segredos 7’ perdeu no domingo, dia 4, quase meio milhão de espectadores – o que é muita gente. Este é o único facto que temos em cima da mesa. Se foi o fenómeno Manuel Luís Goucha que se evaporou, se foi a final do ‘Festival da Canção’, não sei. Sei que os próximos capítulos prometem, com as estreias de ‘Divertidamente’, na SIC, já no domingo, 11, e de ‘Got Talent’, na RTP1, a 16. Se o formato de João Manzarra é uma enorme incógnita, o concurso de Sílvia Alberto e de Pedro Fernandes é um velho conhecido dos portugueses e é, como bem sabemos, um valor seguro de audiências.

Quem resolve este drama na SIC, de segunda a sexta-feira, ao final da tarde? Ora bem, ‘Linha Aberta’, de Hernâni Carvalho, é visto por cerca de 500 mil espectadores, e estes números, fraquíssimos, são um dos entraves ao sucesso do ‘Jornal da Noite’. Só para se ter uma ideia, à mesma hora, a RTP1, com ‘O Preço Certo’, tem mais 200 mil, e a TVI, com ‘Apanha se Puderes’, mais 400. Assim, de facto, é difícil a informação de Carnaxide ser líder no horário nobre. Mesmo com Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho a darem tudo, eles que conseguem recuperar o dobro do público durante as notícias.

Mais notícias de O Tal Canal

Judite Sousa e Cristina Ferreira: descubra as diferenças

Judite Sousa e Cristina Ferreira: descubra as diferenças

A jornalista regressa à televisão dois anos depois de uma travessia do deserto. Talentosa e viciada no trabalho, promete enriquecer a CNN Portugal. Já a diretora da TVI vai em viagem de trabalho a Cannes e não resiste a mostrar o seu deslumbramento social. Até quando, Mário Ferreira?
O pior e o melhor dos Globos de Ouro

O pior e o melhor dos Globos de Ouro

Cadeiras vazias com o avançar da noite, novela ‘Quer o Destino’ e os seus protagonistas ignorados pela SIC, os elogios fáceis a Daniel Oliveira e a esperança de Gouveia e Melo.
Do medo de Daniel Oliveira à falta de democracia na RTP

Do medo de Daniel Oliveira à falta de democracia na RTP

O diretor de Programas da SIC não arriscou quando a TVI de Cristina Ferreira andava nas lonas, e agora – parece – a estratégia passa por jogar ainda mais à defesa. Na estação pública, paga por todos os portugueses, foi inaceitável ver aquele naipe de analistas na noite das Autárquicas.
Teresa Guilherme novamente traída

Teresa Guilherme novamente traída

Cristina Ferreira disse que a TVI tinha memória. Não sei se a perdeu. Sei que a Rainha dos Reality Shows deixou o ‘Big Brother’. Hoje, aos 66 anos de idade, a apresentadora já não diz bem o que pensa, à espera de uma nova oportunidade.
Sopa requentada e o pipi da Cristina Ferreira

Sopa requentada e o pipi da Cristina Ferreira

Com a RTP a caminhar para a sua irrelevância, as duas estações privadas vão anunciando o seu armamento para a ‘rentrée’… para agarrarem espectadores e anunciantes. Mas essas novidades, espremidas, são mais do mesmo. Uma tristeza!

Saber mais sobre

Mais Lidas

+ Lidas