1. Enquanto não chega a rentrée, em setembro, época em que as televisões investem tudo, das ideias ao dinheiro, para conseguir os melhores resultados no final do ano – vêm aí ‘The Voice Portugal’, ‘Casados no Paraíso’, ‘Big Brother’, ‘O Preço da Fama’, ‘Cacau’ e ‘Morangos com Açúcar’ –, a hora, nesta ‘silly season’, é de quase fugir ao que nos dão, principalmente ao fim de semana. E os números, só num dia específico da semana, confirmam-no.
No domingo, a SIC transmitiu um novo episódio de ‘Salve-Se Quem Puder’, e o velho formato, de Diana Chaves e Marco Horácio, só prendeu 625 mil espectadores, que lhe valeram o 4.º lugar na tabela – os três do pódio foram entregues aos noticiários ‘Jornal da Noite’, ‘Primeiro Jornal’ e ‘Jornal Nacional’. Já a TVI passou ‘Vai ou Racha’, e o concurso de Pedro Teixeira fez 619 mil espectadores, ocupando um modesto 5.º posto. A RTP1, com ‘I Love Portugal’, agora entregue a João Paulo Rodrigues e Filomena Cautela, é para esquecer: 312 mil espectadores, número ridículo para o horário nobre. Mesmo sabendo que o verão é propício a um menor consumo televisivo, a verdade é que esta oferta (fraquinha) não ajuda nada.
2. Há uma ótima notícia, no entanto: o regresso de ‘Joker’ à RTP1, já na segunda-feira, dia 21, um concurso divertido, que alia o conhecimento à emoção do prémio de 50 mil euros, para toda a família, dos netos aos avós, poder juntar-se em frente à caixa que mudou o mundo. "Vamos ultrapassar os mil episódios... Jamais o irei esquecer. Vou levá-lo comigo para a campa", diz Vasco Palmeirim. O apresentador, um dos melhores do País, é a cereja em cima do bolo.
3. Já aqui elogiei ‘Taskmaster’, também da RTP1 e de Vasco Palmeirim – e, justiça seja feita, de Nuno Markl. Estreia em breve uma nova temporada, com elenco renovado – Cândido Costa, Gabriela Barros, Madalena Abecasis e Wandson Lisboa –, tal como a ‘TV Guia’ revelou em exclusivo, em maio, e o que faz a estação pública, de José Fragoso? Anda a transmitir episódios antigos do programa e a matar, claro, a galinha dos ovos de ouro.