Ana Ni Ribeiro
Ana Ni Ribeiro 'A Nitricionista'

Notícia

A brigada das marmitas

As pessoas que levam o almoço para o emprego não o fazem por não terem dinheiro ou por faltarem amigos. Mostram que são modernas. Para quê gastar uma hora a comer mal e caro num restaurante que não presta, se pode ser aproveitada para poupar e ser mais saudável?
08 de maio de 2017 às 08:00

Há cada vez mais pessoas a levarem comida para o trabalho. Se conseguir, leve o almoço de casa para garantir uma refeição equilibrada. Na hora de decidir o que levar, pode faltar inspiração ou tempo, veja algumas sugestões e dicas para se alimentar melhor e para facilitar a sua vida. Menos gordura, mais fibra. Esta é a chave de uma alimentação menos calórica e favorecedora de um bom trânsito intestinal

Nas sanduíches: acabe com a monotonia, usando diferentes tipos de pão e, em vez de manteiga e margarina, barre o pão com (pouco) creme vegetal de baixas calorias ou um fiozinho de azeite; inclua alface, tomate, pepino, cenoura, espargos e outros vegetais frescos. Se não tiver tempo para preparar sanduíches de manhã, tente criar alguns recheios (de frango assado, por exemplo) no fim-de-semana e congele pequenas porções, ou use as sobras do jantar. Em vez de pão, pode também apostar nos wraps.

Não dispense a sopa: No fim-de-semana, faça uma boa panela da sua sopa de legumes preferida e congele porções individuais. Caso não tenha micro-ondas no trabalho, você pode levá-la numa garrafa térmica. Com os dias a aquecer, sabem bem sopas frias como o gaspacho.

Atenção às saladas: as saladas são muito mais do que alface! Experimente bases de arroz ou massa integral ou grãos e inclua frutos secos, como nozes, amêndoas e pinhões. Pode optar por misturar atum, queijo ou queijo (magro) ralado. Estas misturas são nutritivas, ricas em fibra e saciam a fome. Para os temperos, aventure-se no mundo surpreendente dos azeites aromatizados e dos vinagres balsâmicos. Pode preparar os frascos com as regras que indiquei há semanas, e vai adorar. 

Hidrate-se: se no seu local de trabalho não tiver, leve a sua garrafa de água de casa. O chá frio sem açúcar ou as tisanas são alternativas válidas e saborosas.   

Wrap de salmão e rúcula   
Ingredientes (1 pessoa)
l 1 wrap 
l Queijo quark 0%
l Rúcula (ou mistura 
de folhas verdes)
l Salmão fumado
l Pimenta q.b.
l Mostarda dijon
 
Como fazer
Barre o wrap com o queijo, espalhe uma colher de chá de mostarda e de seguida a rúcula. Junte 2 fatias de salmão 
e tempere com pimenta.
Enrole e está pronto.
Embrulhe película aderente 
e papel de alumínio.

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