'
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Grelha da Semana

Notícia

Rui Nabeiro: Um homem bom

Se há personalidade a quem se aplica com toda a justiça o elogio que está agora na moda fazer, essa personalidade é Manuel Rui Azinhais Nabeiro.
01 de abril de 2021 às 15:21
...
Rui Nabeiro

Um grande português. Se há personalidade a quem se aplica com toda a justiça o elogio que está agora na moda fazer, essa personalidade é Manuel Rui Azinhais Nabeiro. Nabeiro construiu um império no local mais improvável do mundo, o interior alentejano onde nasceu, e onde continua a governar as suas empresas e a cuidar das suas gentes campomaiorenses.

A forma como partiu do nada até atingir o topo, e o escrúpulo de não aceitar nenhuma das tentadoras propostas para vender as suas empresas fazem dele, também, um português de corpo e alma. O programa da TVI que foi para o ar domingo, para assinalar o dia em que fez 90 anos, é um documento. José Alberto Carvalho sempre teve fortes debilidades na entrevista. Porém, o seu estilo não adversativo funciona bem nas conversas de glorificação. Além disso, domina o meio e a linguagem, e construiu uma reportagem de qualidade.

Foi assim que logrou um extraordinário momento de televisão, quando passeava pela fábrica com o comendador, e teve a intuição suficiente para se afastar quando Nabeiro foi abordado por um empregado que unicamente pretendia dizer ao patrão que a mulher está grávida outra vez. A reação, paternal e protetora, mostra que Nabeiro é essencialmente um homem bom.

INFORMAÇÃO - OS BASTIDORES DO NEGÓCIO

...
Marco Paulo


Depois de receber os responsáveis do canal na sua casa, Marco Paulo esperou por uma proposta da TVI, e a TVI esperou por uma proposta de Marco Paulo. Como nem uma nem outra chegaram, a SIC fez valer o acordo que tem com o cantor, e conseguiu prolongá-lo. Tudo isto seria o normal funcionamento do mercado, não se desse o caso de a TVI fazer um comunicado deselegante a acusar Marco Paulo de se oferecer. A novela correu mal a Queluz de Baixo, que se viu desmentida até no pormenor de que Mário Ferreira não se tinha envolvido, algo que o cantor confirmou de viva voz. O detalhe de marcar o desenlace para a hora em que Cristina estava em direto no programa de Goucha mostra que Marco Paulo não vai perdoar.

PROGRAMAÇÃO - JORNAIS E OS CANAIS

...
Cristina Ferreira

Os jornais de horário nobre são produto-chave para construir a imagem de um canal. É através do noticiário que uma estação mostra a sua personalidade. É assim que a RTP é institucional e crua, um pouco cinzenta, por isso mesmo confiável, porque o 'Telejornal' é exatamente assim. A SIC é moderna e urbana, porém um pouco distante, porque o 'Jornal da Noite' cultiva as reportagens cuidadas mas olha para o país com certa sobranceria. E a TVI varia, consoante o momento da empresa. Ora, o momento presente faz da TVI um projeto pessoal, o que deixa pouca margem à informação. No domingo, o jornal teve de incluir o seu intervalo, e o intervalo que cabia por direito ao programa de Cristina Ferreira. Decisão inédita e sintoma de um desequilíbrio interno preocupante.

SOBE - VAR

...
VAR

Ficaram sem chão os críticos do videoárbitro e das tecnologias no futebol. A ausência do VAR no apuramento para a maior competição do mundo é impensável. O futebol julga-se insubstituível nas preferências do público, mas o cemitério da História está cheio de fenómenos imortais. Cuidado.

MANTÉM - CRISTINA FERREIRA

...
Cristina Ferreira

Tenho alguma curiosidade para ver como vai a TVI resolver os sábados à noite, agora que terminou o 'Big Brother', único produto em muito tempo capaz de dar a liderança ao canal. Nas últimas duas semanas, a TVI dominou a SIC neste dia fundamental, pelo que a fasquia está alta. Não será fácil.

DESCE - JOÃO MANZARRA

...
João Manzarra

Terminou como começou, mais tarde do que merecia, mas da forma que aqui se previu em devido tempo: sem glória nem alarido. O 'Regresso ao Futuro' é um ato falhado desta gestão da SIC, e entregou os sábados à concorrência. Manzarra foi o rosto desse fracasso.

Mais notícias de Grelha da Semana

O medo do escuro

O medo do escuro

A boa televisão é aquela que cria uma verosímil ilusão de realidade, que faz a elipse temporal e anula os momentos mortos, colocando no seu lugar tanta luz, cor e animação quanto possível. O programa Cristina ComVida sofre de uma espécie de síndroma infantil equivalente ao medo do escuro. O resultado é que, durante aquela hora, nada de interessante acontece.
Rui Nabeiro: Um homem bom

Rui Nabeiro: Um homem bom

Se há personalidade a quem se aplica com toda a justiça o elogio que está agora na moda fazer, essa personalidade é Manuel Rui Azinhais Nabeiro.
A televisão salva vidas

A televisão salva vidas

Cristina foi ao 'Você na TV' e contou o seu isolamento profilático. Os afortunados espetadores terão aprendido mais sobre a Covid naqueles minutos do que em meses de comunicação institucional. O programa contribuiu para salvar vidas.
O morgado e o deserdado

O morgado e o deserdado

Também a televisão tem horror ao vazio, como a natureza e a política. Grande ideias, formatos maravilhosos, apresentadores geniais, quantas vezes de nada valem porque alguém trabalha mais.
Cristina e o 'chef' a dividir

Cristina e o 'chef' a dividir

A SIC recuperou a liderança, a TVI afundou-se e a RTP estabilizou em 2019. Mas. no final, foi o furacão Ljubomir Stanisic que acabou por se impor como um dos protagonistas.
Eu, abaixo-assinado

Eu, abaixo-assinado

Nos moldes em que foi feita, a defesa da ex-diretora da RTP procura consagrar o jornalismo como uma espécie de sistemas de castas, com valores e normas éticas à parte do resto da sociedade. Isso é intolerável.