Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Televisão, Meu Amor

Notícia

A SIC da Manuela

Chama-se "A Procuradora" o novo espaço de comentário do Jornal da Noite, da SIC, aguardado com tanta expectativa que pode alterar o ADN da informação de Carnaxide.
04 de outubro de 2018 às 08:09
...
A SIC da Manuela

Antigamente havia uma promoção ao canal 1 que tentava humanizar a televisão. Era a "televisão do Artur, a televisão do Zé Eduardo, a televisão da Judite". Foi nos idos de 90 do século passado, a RTP tinha acabado de sair do monopólio e estava obrigada a desfazer-se da imagem de gigante frio e mastodôntico, para se aproximar do dia-a-dia e da vida real.

O truque promocional era simples: por trás da tecnologia estão pessoas como nós, de carne e osso, que sofrem, riem, choram, amam as suas famílias e fazem companhia aos espectadores, seus iguais. Essa campanha de marketing foi vítima do seu sucesso: era de tal forma poderosa que se sobrepunha ao próprio canal, ou seja, acabava a promover mais o Artur, o Zé Eduardo, a Judite ou o Raul do que o próprio canal, no caso, a RTP1.

Lembrei-me desta memória do início da minha carreira ao receber a notícia que, à terceira tentativa, Manuela Moura Guedes vai finalmente entrar na SIC. Depois de o anterior director-geral, Luís Marques, ter tentado, sem sucesso, entregar-lhe um programa na antena de Carnaxide, Manuela Moura Guedes vai agora ser comentadora no Jornal da Noite, a partir da próxima segunda-feira, num espaço provocantemente chamado de "A Procuradora", nome que joga com a actualidade devido à saída de Marques Vidal, precisamente a PGR que acusou José Sócrates, inimigo figadal de Manuela.

A expectativa é grande. A informação da SIC nunca mais será a mesma. A chegada de Manuela é um acontecimento de intensidade altíssima, susceptível de fazer renascer uma certa ideia de televisão da Manuela.

A liderança da TVI
Boa entrevista, ao Público, do director de Programas da TVI, Bruno Santos, que traça o rumo com clareza: "A TVI é líder, quer continuar a ser líder, e vai continuar a ser líder." No meio do desnorte que se tem notado em Queluz de Baixo, emana alguém capaz de enfrentar dificuldades e de manter o ânimo da empresa.

Fecha-se a linha para Hernâni
O programa baratinho com que a anterior direção tentou "tapar o buraco" das 19:00, na SIC, quase "queimava" a carreira de Hernâni Carvalho, mas os equívocos do formato, aqui apontados logo ao início, não são culpa do apresentador, que vai retomar o posto, onde é muito bom:  comentador de segurança no day time. 

'Valor da Vida', valor das generalistas
A TVI interrompeu o Pesadelo na Cozinha por uma semana, de forma a estrear a nova novela na noite de domingo. É curioso que, na apresentação da nova grelha do canal, segunda-feira passada (um evento em que faltou luz, faltaram câmaras e abundaram os rostos assustados... ), tenha havido elogios ao desempenho de Valor da Vida. Olhemos mais de perto. O episódio liderou, mas perdeu meio milhão de espectadores em relação à estreia da novela anterior. Caso para dizer: "querida, encolhi as generalistas".

A verdade, Carlos Daniel!
A saída de um pivô de um canal para o outro seria sempre uma notícia relevante para a indústria. Algo de estranho se passa quando se trata de um jornalista que, ainda há meses, era apontado como próximo director de Informação da TV do Estado, e que decide sair para o canal da Federação, o qual ainda não está no ar. Carlos Daniel devia contar toda a verdade sobre o que se passou na RTP.

Mais notícias de Televisão Meu Amor

2 políticos, 3 jornalistas

2 políticos, 3 jornalistas

Numa originalidade portuguesa, o duelo entre Costa e Rio teve mais moderadores que candidatos a primeiro-ministro. Resultado: um pequeno caos que em nada ajudou nem os políticos, nem os eleitores.
Endless Summer

Endless Summer

Quando me canso de tanto sossego, vou até à praia e imagino-te em cima de uma prancha à espera da onda da tua vida.
Xeque-mate

Xeque-mate

Os pergaminhos de Ricardo Araújo Pereira dispensam qualquer tipo de encómio. O talento e a genialidade comumente reconhecidos aliados aos rasgos únicos de espontaneidade fazem dele um trunfo que qualquer canal de televisão gostaria de ter.
TVI em chamas

TVI em chamas

O Programa de Fernanda Serrano antes do 'Jornal das 8' não lembra a ninguém. E as audiências são implacáveis – perdão, os portugueses. A primeira aposta de Felipa Garnel é um fracasso.
Geração Impulse

Geração Impulse

Esta história não é minha, é da minha amiga Alice, da minha prima Luísa, da minha colega de trabalho Sofia, de milhões de mulheres espalhadas pelo mundo que estão solteiras e que, entre duas relações, recorrem à reanimação de um namoro antigo ou de um caso mal resolvido para se sentirem vivas.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!