Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Acabou em amor

‘Terra Brava’ tem tudo, desde Mariza a João Catarré e Mariana Monteiro, passando por Carlos do Carmo e o Alqueva, até aos cavalos e a pequena vila. E não é de estranhar por isso que seja já líder de audiências em Portugal. Estou apaixonado pela nova novela da SIC.
09 de novembro de 2019 às 07:00
...
Acabou em amor
Foto: DR

Uma agrónoma voa em cima de um cavalo numa lezíria infinita, com o gado à volta. Ouve-se ‘Estrela da Tarde’, poema de José Carlos Ary dos Santos, eternizado pela voz de Carlos do Carmo. Vê-se o Alqueva, essa obra-prima que levou décadas a ser concretizada no Alentejo. Temos trabalhadores rurais a apanhar azeitona na herdade. Cheira a terra. Há enxadas, feno. Vinho e azeite. Temos também o típico café central da vila, onde se bebe uma cerveja e se coloca a bisbilhotice em dia. Fica perto da igreja. Há ainda o herói militar que honrou a pátria na República Centro-Africana.

Sim, voltei a viciar-me numa novela. Chama-se ‘Terra Brava’ e estreou a 28 de outubro na SIC. É vista em média por 1 milhão e 385 mil espectadores. É líder indiscutível
de audiências. Claro que é. A banda sonora é de Mariza – ‘Melhor de Mim’ –, mas a trama tem Viviane, Fernando Tordo, The Gift, Jorge Palma e Ana Bacalhau. Tudo para "pintar" as histórias do agente da PJ já reformado, de militares da GNR que pouco ou nada dignificam a farda, da ex-ministra da Agricultura que enriqueceu a roubar e a "matar", do marido que bate na mulher, da criança que ficou tetraplégica, do presidente da Câmara, do bar noturno onde quase todos vão ver as meninas mas ninguém o assume, e até de um jovem casal que arranha o francês, uma maneira inteligente de piscar o olho aos milhares de ex-emigrantes.

Sim, a continuar com esta qualidade, a história de Inês Gomes será um marco na ficção nacional e um prémio para os atores que integram o elenco de ‘Terra Brava’. João Catarré e Mariana Monteiro, os protagonistas, estão (quase) perfeitos. Maria João Luís, Sara Matos, Marcantónio Del Carlo, Luciana Abreu, Virgílio Castelo e Noémia Costa são outras das estrelas a prenderem-nos ao pequeno ecrã. 

Sim, voltei a ver uma novela com atenção, depois de ‘Avenida Brasil’, em 2012. ‘Terra Brava’ é o País no seu esplendor. Tem o Afonso, a Maria Eduarda, a Cristina, o Francisco, a Arminda e o Henrique. É uma novela portuguesa feita para os portugueses, como a TVI já fez há muitos anos e parece inexplicavelmente ter desaprendido. O melhor exemplo é ‘Prisioneira’, que passou pela Tunísia e tem como protagonistas Omar e Samira. Faz toda a diferença, certo?

Mais notícias de Pessoas Como Nós

Balada dos Monstros

Balada dos Monstros

Para os monstros não há regras nem limites, apenas desejos e obsessões, para eles o próximo não tem valor humano, porque só existe para os servir.
O poder da fé

O poder da fé

Na década de 90 Marco Paulo fintou o destino. A crença, a vontade de viver e servir uma autêntica legião de fãs agarraram-no à vida. Agora não será diferente.
COMO F*DER UM CASAMENTO  18. PASSAR UM DIA SEM UM BEIJO.

COMO F*DER UM CASAMENTO 18. PASSAR UM DIA SEM UM BEIJO.

Saíste. E nem um beijo. Simplesmente foste. Tinhas certamente muito em que pensar, a empresa, as preocupações, as contas para pagar, os desafios que te esperam, mas foste sem um beijo. Deixaste um até logo distante, que quando foi falado já não estava aqui.
Cláudio Ramos atacado por cobardes

Cláudio Ramos atacado por cobardes

Deixou Cristina Ferreira e a SIC e partiu para a TVI, onde vai começar por apresentar o ‘Big Brother’. Fez bem, apesar do que muitos lhe estão a fazer.
Retrato de um namorado parasita

Retrato de um namorado parasita

A minha mulher é um furacão. É mais bonita do que eu, mais nova do que eu, mais bem educada do que eu, mais forte do que eu. Mas sou eu quem manda, porque ela gosta mais de mim do que dela e essa regra, meus amigos, só se aprende depois dos quarenta.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!
;