Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Acabou em amor

‘Terra Brava’ tem tudo, desde Mariza a João Catarré e Mariana Monteiro, passando por Carlos do Carmo e o Alqueva, até aos cavalos e a pequena vila. E não é de estranhar por isso que seja já líder de audiências em Portugal. Estou apaixonado pela nova novela da SIC.
09 de novembro de 2019 às 07:00
...
Acabou em amor
Foto: DR

Uma agrónoma voa em cima de um cavalo numa lezíria infinita, com o gado à volta. Ouve-se ‘Estrela da Tarde’, poema de José Carlos Ary dos Santos, eternizado pela voz de Carlos do Carmo. Vê-se o Alqueva, essa obra-prima que levou décadas a ser concretizada no Alentejo. Temos trabalhadores rurais a apanhar azeitona na herdade. Cheira a terra. Há enxadas, feno. Vinho e azeite. Temos também o típico café central da vila, onde se bebe uma cerveja e se coloca a bisbilhotice em dia. Fica perto da igreja. Há ainda o herói militar que honrou a pátria na República Centro-Africana.

Sim, voltei a viciar-me numa novela. Chama-se ‘Terra Brava’ e estreou a 28 de outubro na SIC. É vista em média por 1 milhão e 385 mil espectadores. É líder indiscutível
de audiências. Claro que é. A banda sonora é de Mariza – ‘Melhor de Mim’ –, mas a trama tem Viviane, Fernando Tordo, The Gift, Jorge Palma e Ana Bacalhau. Tudo para "pintar" as histórias do agente da PJ já reformado, de militares da GNR que pouco ou nada dignificam a farda, da ex-ministra da Agricultura que enriqueceu a roubar e a "matar", do marido que bate na mulher, da criança que ficou tetraplégica, do presidente da Câmara, do bar noturno onde quase todos vão ver as meninas mas ninguém o assume, e até de um jovem casal que arranha o francês, uma maneira inteligente de piscar o olho aos milhares de ex-emigrantes.

Sim, a continuar com esta qualidade, a história de Inês Gomes será um marco na ficção nacional e um prémio para os atores que integram o elenco de ‘Terra Brava’. João Catarré e Mariana Monteiro, os protagonistas, estão (quase) perfeitos. Maria João Luís, Sara Matos, Marcantónio Del Carlo, Luciana Abreu, Virgílio Castelo e Noémia Costa são outras das estrelas a prenderem-nos ao pequeno ecrã. 

Sim, voltei a ver uma novela com atenção, depois de ‘Avenida Brasil’, em 2012. ‘Terra Brava’ é o País no seu esplendor. Tem o Afonso, a Maria Eduarda, a Cristina, o Francisco, a Arminda e o Henrique. É uma novela portuguesa feita para os portugueses, como a TVI já fez há muitos anos e parece inexplicavelmente ter desaprendido. O melhor exemplo é ‘Prisioneira’, que passou pela Tunísia e tem como protagonistas Omar e Samira. Faz toda a diferença, certo?

Mais notícias de O Tal Canal

As miúdas de Daniel Oliveira

As miúdas de Daniel Oliveira

Carolina Loureiro foi escolhida pelo diretor da SIC para protagonista de ‘Nazaré’ por ter também milhares de seguidores no Instagram. E Cristina Ferreira recebeu um presente envenenado com a entrevista a Ângelo Rodrigues. Bem-vindos a 2020.
O ano do 'Sexta às 9'

O ano do 'Sexta às 9'

Consegue manter no ar um programa com investigações relevantes, e a fazer audiências. Enfrenta com coragem a tentativa de condicionamento por parte da direção da RTP. Sandra Felgueiras é uma das figuras do ano.
Devíamos ir a Paris

Devíamos ir a Paris

Há um fio que nos une e esse fio é feito de uma matéria invisível e misteriosa, um fio de nuvem que perdura para lá do tempo e do espaço.
Ljubomir pisca o olho à SIC

Ljubomir pisca o olho à SIC

Limpou a novela ‘Nazaré’ e ‘Casados à Primeira Vista’ e foi líder e audiências. Depois de ter dito que não queria fazer mais nada em TV, pisca o olho à SIC e diz que é “muito bem tratado” na TVI.
Manual de realização

Manual de realização

TVI derrota a SIC. Baratas, fogões imundos, comida apanhada do chão, um cozinheiro muçulmano que não pode provar os petiscos. O Pesadelo... tinha tudo para arrasar. Mas teve, sobretudo, um realizador de eleição.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!