Vamos falar de concursos. Parece simples apresentar um formato destes? Pois não é! E tudo se deve ao público que, por tradição ou gosto, acompanha este género no pequeno ecrã e tanto pode tornar-se o mais fiel seguidor como desdenhar à primeira se o modelo não lhe agradar. Os concursos funcionam mais ou menos como os jogos de tabuleiro em casa: se nos desafiam ou nos divertem, ficamos. Se forem chatos ou obrigarem a pensar demais... largamos rapidamente.
Nos canais generalistas, a história repete-se. Pedro Teixeira é o grande caloiro do género. É certo que já tinha tido uma experiência, ao lado de Cristina Ferreira. Em 'Mental Samurai', um concurso no qual parece que entramos num parque de diversões com direito a ficar até de cabeça para baixo, o desempenho merece nota mais do que positiva. Pedro está ótimo: divertido, bonito, a puxar pelos concorrentes. Tipo vizinho do lado amoroso e bem-educado. Funcionaria melhor – e daria KO a Manzarra – se a TVI não estivesse a passar por uma fase de rejeição dos espectadores.
...
Pedro Teixeira
Pedro ganha, porém, à sua rival da RTP1, Filomena Cautela, que não consegue, mesmo com piadas engraçadas, convencer com o seu 'Jogo de Todos os Jogos'. Sabe a pouco e falta a parceria com Vasco Palmeirim – o miúdo do Joker, com quem esteve em I Love Portugal. Filomena funciona melhor em dupla, como se sabe desde o '5 Para a Meia-Noite'.
...
filomena cautela
Já Palmeirim, sem convencer, aguenta bem o seu 'Joke'r diário. Mais um miúdo querido, que puxa pelo lado ternurento das mães e avós que testam conhecimentos lá em casa enquanto arrumam a loiça do jantar e se desentenderam com a novela, nos canais concorrentes.
...
Vasco Palmeirim, joker, RTPFoto: Cofina Media
Tudo isto para chegar ao mago, ao professor, ao fenómeno dos concursos: Fernando Mendes, claro! O Gordo, com 'O Preço Certo', programa velho e desgastado, continua a ser o líder incontestado e a bíblia do género.
...
fernando mendes
O que nos faz questionar algumas coisas. A primeira: quem é o público deste tipo de programa e por que razão, em programas de conhecimento, a "estupidificação" funciona melhor do que a inteligência. Pelo menos em audiências.
Bateu com a porta da TVI, por continuar a cortar-lhe no ordenado, e está a caminho da estação de Balsemão. Para fazer o quê? As manhãs. Apresentadora merece ser feliz.
Manuel Luís Goucha deu, em direto, 35 mil euros a um casal que perdeu tudo num incêndio. Júlia Pinheiro levou a estúdio o filho mais velho de Pedro Lima, João, para assumir que anda no psicólogo. A guerra está aí, num ano que ainda agora começou e já nos levou Carlos do Carmo.
Apresentadora esteve 12 anos na SIC e nunca lhe deram um contrato. Agora, na TVI, com mais dinheiro e segurança no trabalho, tem o mundo a seus pés, com um programa nas manhãs
Mais uma vez, não há responsáveis na TVI, ou na produtora, por comportamentos e ‘castings’ do piorio no ‘Big Brother’. Afinal, a ética não dá dinheiro, sucesso. E enquanto assim for, fecha-se os olhos, veste-se a pele de gente séria, chora-se em frente às câmaras, se for necessário, e aponta-se o dedo aos outros.
Da autoria de David Carreira e interpretada pelo próprio e pela irmã, Sara, ‘Gosto de Ti’ está na ‘playlist’ feita pela Isabel para ouvirmos no carro. A Leonor adora-a e canta-a do princípio ao fim, tal como a mãe. Resta-nos acreditar que os pais e os irmãos vão conseguir, um dia, voltar a sorrir.
Enviar o artigo: O bom aluno, o menino querido, a esperta e o professor
Para poder guardar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Flash! efectue o seu registo gratuito.
Ocorreu um erro. Por favor tente mais tarde.
O bom aluno, o menino querido, a esperta e o professor Partilhar