'
Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

Os erros de Sócrates

Esta semana vimos, nos grandes meios de comunicação social, imagens de alguns dos interrogatórios a José Sócrates. É o pretexto para esta crónica.
22 de abril de 2018 às 15:01
...
José Sócrates

Sem querer fazer nenhum juízo de valor quanto à bondade da Acusação  formulada no âmbito da Operação Marquês, agora que se anuncia pata Setembro o prazo limite para o pedido de instrução, José Sócrates, e a sua defesa, têm cometido erros sucessivos, caído em todas as armadilhas,  que o estão inexoravelmente a conduzir por um caminho sem regresso. 

Embora tenha advogados competentes, desde o início que percorreu um traçado completamente fora de uma boa estratégia de defesa.

Os inúmeros recursos que apresentou não se limitaram a questões de Direito, permitindo que em cada Acórdão da Relação se apreciasse matéria de facto que dificilmente consegue libertar-se na fase da instrução. A sua emotividade, que nas imagens passadas nos últimos dias são testemunho directo, para quem só sabia que ele tinha mau feitio, levou-os a tomar várias posições públicas, em palestras, conferencias, entrevistas em que seguiu um guião errado. Justificava as suas infelicidades como um ataque da Direita política, esquivava-se a perguntas concretas sobre factos do domínio público, quando algum jornalista mais atrevido o confrontava, respondia com agressividade desmedida.

No confronto com o Procurador sabia-se que tinham sido conversas tensas. Não se imaginava que fosse aquela raiva descontrolada com que arremete contra o sistema judiciário. Dou de barato os juízos que o condenam antes de julgamento. São juízos baseados na fé.

A Acusação é uma peça processual e não mais do que isso. Que as Defesas se encarregarão de desmontar ou não. Porém, se é certo que ele sabia que este processo iria ocupar o espaço mediático, ele que tanto se queixou da violação do segredo de justiça(e com razão), deveria ter percebido que tudo seria discutido na praça pública. Em vez da sobriedade, o transtorno.

Em vez da serenidade, a violência verbal quase demente. Prejudicou-se gravemente e arrastou nesse prejuízo a capacidade de defesa de outros arguidos. Responder-me-ão alguns que é criminoso a divulgação de imagens dos interrogatórios. Bom, isto é outra questão. Já velha e sem solução à vista. A verdade é que sabemos e vemos. E aquilo que se vê não augura nada de bom para José Sócrates.

Mais notícias de O Tal Canal

Cristina Ferreira esticou-se e perdeu

Cristina Ferreira esticou-se e perdeu

Regressou à TVI, inventou um programa só para si, uma vez por semana, sem dia certo, gastou 300 mil euros e agora ‘Dia de Cristina’ chega ao fim em dezembro, após três meses de vida. Uma derrota em toda a linha para a apresentadora, diretora e acionista da estação.
A traição de Maria Cerqueira Gomes

A traição de Maria Cerqueira Gomes

A apresentadora fez um balanço da sua experiência em ‘Você na TV!’ e veio agora dizer que Manuel Luís Goucha nem sempre a ajudou, principalmente quando o colega estava "sem rumo" e "atiçado". Tudo escarrapachado na revista de Cristina Ferreira, diretora e acionista da TVI. Incrível!
A televisão salva vidas

A televisão salva vidas

Cristina foi ao 'Você na TV' e contou o seu isolamento profilático. Os afortunados espetadores terão aprendido mais sobre a Covid naqueles minutos do que em meses de comunicação institucional. O programa contribuiu para salvar vidas.
Mais pancada em Teresa Guilherme

Mais pancada em Teresa Guilherme

Apresentadora do ‘Big Brother’ volta a ser atacada, e dentro da própria casa: a TVI. Até quando irá ficar em silêncio? Ou até quando irá fingir que está tudo bem?
O "eu" perde sempre

O "eu" perde sempre

Quando me perguntam como é que vai acabar esta guerra, eu respondo: “Se nada mudar na TVI, acaba com a equipa do ‘nós’ a vencer". Ou seja, a SIC.
Cristina Ferreira cedeu a Cláudio Ramos

Cristina Ferreira cedeu a Cláudio Ramos

A diretora da TVI defendia que o apresentador não tinha cabedal para o ‘Big Brother’ e trocou-o por Teresa Guilherme. Agora, com as audiências abaixo do esperado, decidiu juntar os dois. É a sua primeira derrota.