Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

Sporting em cacos

Aquilo que se passa em Alvalade é, tão só, a micro-manifestação da construção de uma organização totalitária. Ficar-lhe indiferente, é abrir as portas a aventuras bem mais perigosas.
10 de junho de 2018 às 07:00
...
Sporting em cacos

A profunda crise que está a destruir o Sporting, e muito possivelmente o vai mergulhar numa letargia de décadas, é muito mais do que um acontecimento desportivo. Do centro deste psicodrama fica evidenciada a fragilidade do sistema democrático e da ausência de mecanismos rápidos que consigam repor a ordem jurídica.

Vejamos os factos: neste momento, os órgãos sociais do Clube, com excepção da Direcção, estão demissionários, ou seja, disponíveis para que haja um momento regenerador com a possibilidade de eleições, vistas sempre, quer numa associação quer num país, como instrumento decisivo para interromper crise, situações de ilegalidade, rupturas que criam instabilidade.

No Sporting, bastaram seis elementos da Direcção não se quererem demitir para que o grave problema criado com os incidentes em Alcochete, e as suas sequelas, para lançar o caos. E a construção de um processo vertiginoso de tirania onde o Presidente em exercício, substitui a Assembleia Geral, o que é ilegal, o Conselho Fiscal, o que também é ilegal, decide de marcar Assembleias Gerais de sócios, o que é ilegal, e assume o papel de um déspota, indiferente a gritos, àquilo que são os activos que jurou defender, tornando o clube num projecto de poder pessoal. Esta vertigem de atropelos à lei, pode ser vista como um problema dos sócios. Mas não verdade, não é. Qualquer tirania, qualquer ditadura começa assim: afastando quem controla, irradiando que não apoia, ignorando que protesta, perseguindo quem pensa de forma diferente.

Aquilo que se passa em Alvalade é, tão só, a micro-manifestação da construção de uma organização totalitária. O primeiro caso, após o 25 de Abril, em que assistimos impávidos, e até divertidos, à violação de direitos constitucionalmente garantidos. Como reage o Estado a este afloramento de um mini-poder fascista? Assobiando para o lado. Não é uma questão de poder político mas é uma questão de cultura cívica e política. Ficar-lhe indiferente, é abrir as portas a aventuras bem mais perigosas.

Mais notícias de O Tal Canal

Cristina Ferreira esticou-se e perdeu

Cristina Ferreira esticou-se e perdeu

Regressou à TVI, inventou um programa só para si, uma vez por semana, sem dia certo, gastou 300 mil euros e agora ‘Dia de Cristina’ chega ao fim em dezembro, após três meses de vida. Uma derrota em toda a linha para a apresentadora, diretora e acionista da estação.
A traição de Maria Cerqueira Gomes

A traição de Maria Cerqueira Gomes

A apresentadora fez um balanço da sua experiência em ‘Você na TV!’ e veio agora dizer que Manuel Luís Goucha nem sempre a ajudou, principalmente quando o colega estava "sem rumo" e "atiçado". Tudo escarrapachado na revista de Cristina Ferreira, diretora e acionista da TVI. Incrível!
A televisão salva vidas

A televisão salva vidas

Cristina foi ao 'Você na TV' e contou o seu isolamento profilático. Os afortunados espetadores terão aprendido mais sobre a Covid naqueles minutos do que em meses de comunicação institucional. O programa contribuiu para salvar vidas.
Mais pancada em Teresa Guilherme

Mais pancada em Teresa Guilherme

Apresentadora do ‘Big Brother’ volta a ser atacada, e dentro da própria casa: a TVI. Até quando irá ficar em silêncio? Ou até quando irá fingir que está tudo bem?
O "eu" perde sempre

O "eu" perde sempre

Quando me perguntam como é que vai acabar esta guerra, eu respondo: “Se nada mudar na TVI, acaba com a equipa do ‘nós’ a vencer". Ou seja, a SIC.
Cristina Ferreira cedeu a Cláudio Ramos

Cristina Ferreira cedeu a Cláudio Ramos

A diretora da TVI defendia que o apresentador não tinha cabedal para o ‘Big Brother’ e trocou-o por Teresa Guilherme. Agora, com as audiências abaixo do esperado, decidiu juntar os dois. É a sua primeira derrota.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!
;