'
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal!

Notícia

Catarina Furtado arrasa gente com dinheiro e egocêntrica

"Os racismos, as violências, as discriminações, as indiferenças, têm por base a ignorância, uma arrogância moral com sustento no medo. Fiz reportagens no Bangladeche, no Líbano, na Grécia, no Uganda e na Colômbia".
21 de junho de 2020 às 11:54
...

"Tenho conhecido pessoas com dinheiro e sucesso e um gigante vazio interior, uma insatisfação baseada na ambição e na necessidade de regar um umbigo, já muito entupido… É uma opção: querer ou não saber. Os racismos, as violências, as discriminações, as indiferenças, têm por base a ignorância, uma arrogância moral com sustento no medo. Fiz reportagens no Bangladeche, no Líbano, na Grécia, no Uganda e na Colômbia. Ouvi histórias de coragem, sofrimento e esperança. Refugiados obrigados a fugir à morte!"

As palavras são de Catarina Furtado, foram escritas na TV Guia há duas semanas, e vêm a propósito de mais uma nova temporada do seu programa Príncipes do Nada, na RTP1, ela que é embaixadora da ONU há 20 anos. "Chorei e ri ao seu lado e prometi fazer chegar a vós os seus apelos! Não estamos a falar de terroristas! Vi pais num pranto, impotentes; ratazanas a morderem as crianças nas tendas indignas onde dormem; lamentos de profunda desilusão pela constatação de que afinal a Europa humanista é uma utopia. Mas também vi solidariedade entre eles e esperança."

Conheço Catarina há 17 anos, quando trocou a SIC pela RTP para liderar a Operação Triunfo. Em 2009, por exemplo, estivemos juntos em Cabo Verde, em mais uma missão humanitária, transmitida depois pela estação pública. Em Santiago, a apresentadora mostrou as carências, da saúde ao ensino, daquele povo irmão. Com a sua influência e credibilidade, ajudou a angariar milhares de euros para a construção de maternidades na ilha. Salvou vidas.

 Vejo-a novamente no terreno, a lutar por uma sociedade mais justa e solidária, e é ali que gosto de a ver. Também gosto de a ver no The Voice, sensual, com um vestido justo a realçar as suas curvas e um decote provocador, com os lábios pintados de vermelho, mas insisto: é ali, no terreno, que faz a diferença. Olhos nos olhos com as pessoas, a tocar-nos no coração. Outros famosos da TV preferem o individualismo, a ostentação, a vaidade, o egocentrismo. Estão no seu direito. Mas por isso é que Catarina só há uma: gira que dói - lembras-te, Ivo? - e com uma notável vontade de mudar o mundo. 

Mais notícias de O Tal Canal

A ‘coragem’ de Fernanda Serrano

A ‘coragem’ de Fernanda Serrano

Quando muitos preferem lamber a bota aos diretores, a atriz de ‘Amar Demais’ deu um exemplo de caráter, recordando, no dia de aniversário da TVI, Fátima Lopes. E só dois rostos da estação tiveram a ousadia de pôr like…
Cristina Ferreira encostada à parede na TVI

Cristina Ferreira encostada à parede na TVI

Após muitas polémicas e erros no seu regresso à estação, diretora prepara-se para estrear concurso aos domingos à noite, frente a Ljubomir Stanisic, na SIC. Derrota pode acabar com o seu estado de graça em Queluz de Baixo.
A (boa) resposta da SIC

A (boa) resposta da SIC

Dois jogos do Benfica na Liga Europa, duas novas novelas, os finais de um concurso e de uma série e as estrelas Ljubomir Stanisic e Bruno Nogueira prontas para a guerra. Cristina Ferreira sofre na TVI.
Cuidado com o reles, Cristina Ferreira

Cuidado com o reles, Cristina Ferreira

A diretora da TVI tem de pôr imediatamente fim neste ‘Big Brother’, um verdadeiro barril de pólvora. Não se pode andar a travar uma batalha na Justiça para acabar com as ofensas nas redes sociais – e bem – e depois deixar que um reality show promova e alimente, dia após dia, o pior do ser humano.
Cristina Ferreira com vergonha dos vídeos de sexo

Cristina Ferreira com vergonha dos vídeos de sexo

A TVI sai muito chamuscada com a revelação das imagens ilícitas entre os dois concorrentes do ‘Big Brother’, Zena e André. A diretora e apresentadora da estação não pode permitir isto na sua casa.
Marisa Liz: a alma daquilo tudo!

Marisa Liz: a alma daquilo tudo!

Ela chora, ri, canta, dança, motiva. Ela é a mãe daquelas crianças todas no ‘The Voice Kids’. É um espetáculo à parte. Assim fosse a informação da TVI…

Mais Lidas

+ Lidas