
O ‘Agricultor’ ganhou (e bem) ao ‘Big Brother’(BB), tal como eu previra na última edição – na estreia dos dois reality shows, a diferença foi de 300 mil espectadores. A SIC está com uma grande dinâmica de vitória, e, nos dias de hoje, mesmo que tenha um mau formato, e a TVI um excelente formato, isso chega para ganhar. Nos próximos meses, no próximo ano, talvez até nos próximos anos.
Na última semana, escrevi também aqui que a herança de Ricardo Araújo Pereira ia fazer a diferença, ao deixar a Andreia Rodrigues 1 milhão e meio de espectadores. Enganei-me. No domingo, o humorista bateu o recorde de audiências, ao somar quase 1 milhão e 900 mil. Brutal! Já o ‘Jornal das 8’, da TVI, não chegou ao 1 milhão e 200 mil. Portanto, num futebolês simples, isto era como a Juventus ir jogar com o Barcelona a final da Champions, ainda antes de o árbitro apitar para o início da partida, já a equipa de Cristiano Ronaldo estar a golear 7-0. Alguém acreditaria que Messi conseguiria virar o resultado e levantar a taça no final? Claro que não.
A TVI de Nuno Santos vai ter de continuar a organizar-se, a criar uma estrutura forte e unida, a ser ambiciosa e criativa, da informação ao entretenimento e à ficção nacional, para se ir aproximando lentamente da SIC. E tem (alguma) gente capaz para isso. O ‘Big Brother’ perdeu, é um facto, mas, mesmo em circunstâncias especiais – devido à covid 19 –, fez um bom resultado. Mais: Cláudio Ramos, o apresentador, não está mal, e o castingfoi belíssimo, com concorrentes para todos os gostos e feitios, algo que não acontecia há muito na estação. Se a TVI conseguir alimentar a chama do ‘BB’ na próxima semana (10 de maio), altura em que os concorrentes se juntarão na casa da Ericeira, a diferença para a SIC poderá esbater-se um pouco.
O melhor exemplo de que tudo é possível na vida é Eunice Muñoz. Aos 91 anos, e já depois de ter vencido um tumor na tiróide e de ter superado outros problemas graves de saúde, surgiu agora no elenco de ‘Quer o Destino’... a representar ao mais alto nível. Se eu mandasse em Queluz de Baixo, punha cartazes na estação e na produtora Plural com a sua foto e a seguinte mensagem: "Eu acredito!"