Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

A vergonha do 'The Voice'

A nova temporada do concurso da RTP1, um grande formato de entretenimento de televisão, volta a ser dominada pelas canções em inglês. A estação pública tem a obrigação de promover e difundir a língua de Camões.
26 de outubro de 2019 às 07:00
...
A vergonha do 'The Voice'
1. Não gosto de 'Casados à Primeira Vista'. Respeito quem segue as incidências daqueles casais, daquelas "touradas" que ajudam a distrair e a animar um pouco as pessoas lá em casa e, para ser muito sincero, até consigo perceber o seu relativo sucesso nas audiências – no domingo, dia 20, foi visto por 1 milhão e 117 mil espectadores. Mas eu só por obrigação profissional acompanho este reality show da SIC. A minha escolha nessa noite, depois de o meu Vicente ver os bonecos no Canal Panda ou no Baby TV, é o 'The Voice', este, sim, um grande programa de televisão que dá palco a jovens e velhos, homens e mulheres, que sonham em seguir uma carreira na música.

Com Catarina Furtado e Vasco Palmeirim na apresentação e com um painel de jurados/mentores mais valioso do que o das edições anteriores – Diogo Piçarra e António Zambujo mostram como se faz a Mickael Carreira e a Anselmo Ralph no conteúdo da avaliação –, a minha crítica a este formato da RTP1, visto no último domingo por quase um milhão de espectadores, é apenas uma: a de se cantar pouco em português. Se fosse uma estação privada, admitiria a estratégia, mas como é uma estação pública, paga por todos nós, que tem a obrigação de promover e difundir a língua de Camões, não a posso aceitar. É inglês para aqui, é inglês para ali, e mais inglês para acolá. José Fragoso, diretor de Programas da RTP, devia ter vergonha desta realidade.

2. Menos de dois anos após ter abandonado a administração da RTP, por conflito de interesses gerado por ser dono da Produções Fictícias (PF) e de um canal de televisão (Canal Q), Nuno Artur Silva foi nomeado agora secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, que tutela a estação pública. Recordo que em 2015, quando assumiu o cargo de administrador da RTP, prometeu alienar a PF e que três anos depois, isto é, em 2018, apenas tinha abandonado a gerência da empresa. Entretanto, disse que quando tomar posse (este sábado, dia 26) pretende deixar de ser acionista da produtora e do Canal Q. Já o fez. Vendeu ao sobrinho. Se continua a haver conflito de interesses? Parece-me óbvia a resposta.

3. Depois de ter ido ao 'Alta Definição', magazine social da SIC, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou 40 influenciadores digitais para uma reunião no Palácio de Belém. A sério, não estou a brincar.

Mais notícias de O Tal Canal

As miúdas de Daniel Oliveira

As miúdas de Daniel Oliveira

Carolina Loureiro foi escolhida pelo diretor da SIC para protagonista de ‘Nazaré’ por ter também milhares de seguidores no Instagram. E Cristina Ferreira recebeu um presente envenenado com a entrevista a Ângelo Rodrigues. Bem-vindos a 2020.
Ljubomir pisca o olho à SIC

Ljubomir pisca o olho à SIC

Limpou a novela ‘Nazaré’ e ‘Casados à Primeira Vista’ e foi líder e audiências. Depois de ter dito que não queria fazer mais nada em TV, pisca o olho à SIC e diz que é “muito bem tratado” na TVI.
Fátima Lopes está bem viva

Fátima Lopes está bem viva

A vestir a camisola da TVI, estação que anda pelas ruas da amargura, tem vencido a rival Júlia Pinheiro, da SIC. Vencer três dias em seis é extraordinário. Quem anunciou o funeral da apresentadora?
O novo ordenado de Fernando Mendes na RTP

O novo ordenado de Fernando Mendes na RTP

Convidado a ir para a TVI, o apresentador renovou contrato com a estação pública até 2021. Líder de audiências, o salário mensal de 20 mil euros é merecido.
Ângelo Rodrigues despido na SIC

Ângelo Rodrigues despido na SIC

O ator que esteve entre a vida e a morte vai agora protagonizar um reality show sobre a sua recuperação. Ganhará um lugar em futuros elencos de novelas da estação, perderá provavelmente para sempre a sua dignidade.
Acabou em amor

Acabou em amor

‘Terra Brava’ tem tudo, desde Mariza a João Catarré e Mariana Monteiro, passando por Carlos do Carmo e o Alqueva, até aos cavalos e a pequena vila. E não é de estranhar por isso que seja já líder de audiências em Portugal. Estou apaixonado pela nova novela da SIC.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!
Anónimo Há 2 semanas

Paulo, se são estas as ideias que tens para partilhar connosco percebo porque não consegues trabalhar sem ser em revistas desta natureza. Dedica-te, por exemplo, ao alojamento local ou à apanha sazonal de morangos. Pode haver uma vocação escondida. Nunca se sabe...