'
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Cheira a mentira

As casas dos agricultores no ‘reality show’ de Andreia Rodrigues, sabe-se agora, são todas falsas. Resta dizer: é lamentável a SIC enganar o espectador desta maneira. Já o ‘Big Brother’, que parte sempre em desvantagem na TVI, começa a cantar vitória.
30 de maio de 2020 às 07:00
...
quem quer namorar com o agricultor?, SIC, Andreia Rodrigues

E pronto, no último domingo, duas semanas após a (verdadeira) estreia, o ‘Big Brother’ apanhou o rival ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’, da SIC. Adivinhava-se que isto iria acontecer, mais tarde ou mais cedo, mesmo quando o ‘reality show’ da TVI recebe uma herança débil do ‘Jornal das 8’, se compararmos com a da estação de Paço de Arcos. Repare: ‘Isto É Gozar com Quem Trabalha’, de Ricardo Araújo Pereira, deixou a Andreia Rodrigues uma audiência de quase 1 milhão e meio de espectadores, enquanto Pedro Pinto deu a Cláudio Ramos menos de 900 mil espectadores.

Mesmo assim, a diferença foi-se esbatendo, e a vitória caiu, pela primeira vez no confronto direto, para o canal de Queluz de Baixo. Feitas as contas de uma forma simples, a TVI recuperou uma desvantagem de meio milhão de espectadores. Nuno Santos, o diretor que conduz um Fiat 600, tem razões para estar feliz pelo desempenho do ‘Big Brother’, numa corrida com o Ferrari de Daniel Oliveira, o seu homólogo e amigo de Paço de Arcos. É verdade que isto é apenas uma pequena vitória – na semana entre 18 e 24 de maio, a SIC tem 8 programas nos 10 mais vistos –, mas não deixa de ser um indicador. 

Não gosto de nenhum dos formatos, já o disse e repito. Mas o verdadeiro ‘reality show’, aquele que pode prender o espectador ao pequeno ecrã, é o ‘Big Brother’. Ter gente fechada numa casa, dia após dia, seja nova ou velha, rica ou pobre, licenciada ou analfabeta, bonita ou feia, é um barril de pólvora… que todos gostam de espreitar. E, com o decorrer do tempo, com a pressão, com as temperaturas a subirem, os sentimentos e as sensibilidades à flor da pele, a tendência para a intriga, a violência e o sexo serão maiores, coisas que mexem com as audiências. Na SIC, por outro lado, vai caindo a máscara em ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’

Soube-se agora que nenhuma das casas que vemos é dos agricultores, que é tudo encenado para iludir o público. Em Moura, por exemplo, Francisco Tomé já é alvo de chacota. "Empresta aí o teu monte", dizem-lhe na rua, por saberem que aquilo é uma treta. Pois é, este ‘reality show’ de Andreia Rodrigues começa a cheirar a mentira… E quando assim é…

Mais notícias de O Tal Canal

Marisa Liz: a alma daquilo tudo!

Marisa Liz: a alma daquilo tudo!

Ela chora, ri, canta, dança, motiva. Ela é a mãe daquelas crianças todas no ‘The Voice Kids’. É um espetáculo à parte. Assim fosse a informação da TVI…
As balas e a morte das estrelas da tarde

As balas e a morte das estrelas da tarde

Manuel Luís Goucha deu, em direto, 35 mil euros a um casal que perdeu tudo num incêndio. Júlia Pinheiro levou a estúdio o filho mais velho de Pedro Lima, João, para assumir que anda no psicólogo. A guerra está aí, num ano que ainda agora começou e já nos levou Carlos do Carmo.
Quem lhe põe travão?

Quem lhe põe travão?

"Não há ninguém em Queluz de Baixo que ponha travão a todas as ideias da patroa? ", pergunta Paulo Abreu.
"Qual ética, qual quê?"

"Qual ética, qual quê?"

Mais uma vez, não há responsáveis na TVI, ou na produtora, por comportamentos e ‘castings’ do piorio no ‘Big Brother’. Afinal, a ética não dá dinheiro, sucesso. E enquanto assim for, fecha-se os olhos, veste-se a pele de gente séria, chora-se em frente às câmaras, se for necessário, e aponta-se o dedo aos outros.
Eu gosto de ti… pai Tony

Eu gosto de ti… pai Tony

Da autoria de David Carreira e interpretada pelo próprio e pela irmã, Sara, ‘Gosto de Ti’ está na ‘playlist’ feita pela Isabel para ouvirmos no carro. A Leonor adora-a e canta-a do princípio ao fim, tal como a mãe. Resta-nos acreditar que os pais e os irmãos vão conseguir, um dia, voltar a sorrir.
Aí está ‘Bem Me Quer’!

Aí está ‘Bem Me Quer’!

Considerada como uma novela fraca, por alguns, a verdade é que a história de Kelly Bailey, José Condessa e Bárbara Branco, na TVI, está a crescer nas audiências. Como fim de ‘Nazaré’ e ‘Terra Brava’, na SIC, os números vão subir mais.

Mais Lidas

+ Lidas