
E pronto, no último domingo, duas semanas após a (verdadeira) estreia, o ‘Big Brother’ apanhou o rival ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’, da SIC. Adivinhava-se que isto iria acontecer, mais tarde ou mais cedo, mesmo quando o ‘reality show’ da TVI recebe uma herança débil do ‘Jornal das 8’, se compararmos com a da estação de Paço de Arcos. Repare: ‘Isto É Gozar com Quem Trabalha’, de Ricardo Araújo Pereira, deixou a Andreia Rodrigues uma audiência de quase 1 milhão e meio de espectadores, enquanto Pedro Pinto deu a Cláudio Ramos menos de 900 mil espectadores.
Mesmo assim, a diferença foi-se esbatendo, e a vitória caiu, pela primeira vez no confronto direto, para o canal de Queluz de Baixo. Feitas as contas de uma forma simples, a TVI recuperou uma desvantagem de meio milhão de espectadores. Nuno Santos, o diretor que conduz um Fiat 600, tem razões para estar feliz pelo desempenho do ‘Big Brother’, numa corrida com o Ferrari de Daniel Oliveira, o seu homólogo e amigo de Paço de Arcos. É verdade que isto é apenas uma pequena vitória – na semana entre 18 e 24 de maio, a SIC tem 8 programas nos 10 mais vistos –, mas não deixa de ser um indicador.
Não gosto de nenhum dos formatos, já o disse e repito. Mas o verdadeiro ‘reality show’, aquele que pode prender o espectador ao pequeno ecrã, é o ‘Big Brother’. Ter gente fechada numa casa, dia após dia, seja nova ou velha, rica ou pobre, licenciada ou analfabeta, bonita ou feia, é um barril de pólvora… que todos gostam de espreitar. E, com o decorrer do tempo, com a pressão, com as temperaturas a subirem, os sentimentos e as sensibilidades à flor da pele, a tendência para a intriga, a violência e o sexo serão maiores, coisas que mexem com as audiências. Na SIC, por outro lado, vai caindo a máscara em ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’.
Soube-se agora que nenhuma das casas que vemos é dos agricultores, que é tudo encenado para iludir o público. Em Moura, por exemplo, Francisco Tomé já é alvo de chacota. "Empresta aí o teu monte", dizem-lhe na rua, por saberem que aquilo é uma treta. Pois é, este ‘reality show’ de Andreia Rodrigues começa a cheirar a mentira… E quando assim é…