Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Fim à ordinarice

Num país que continua a ignorar a cultura, a ‘Casa dos Segredos’ vai sendo líder de audiências aos domingos à noite. Lá em casa, até porque quem manda é a Leonor, vê-se o ‘Got Talent’.
07 de abril de 2018 às 11:25
...
Fim à ordinarice

"Pai, hoje é dia de ‘Got Talent’", diz-me a Leonor, de 8 anos, com um sorriso rasgado no rosto. Todos os domingos, pouco depois de acordar, diz-me isto. E assim se cumpre o ritual, sempre à noite. Nas férias da Páscoa, eu e a mãe deixámo-la ver o concurso da RTP1 até ao fim – durante o período escolar, vê o início e depois, entre segunda e sexta-feira, assiste ao resto – e vale a pena, de facto, acompanhar este formato produzido superiormente pela Fremantle Media. Vale a pena porque há ali momentos extraordinários de magia pura, seja ela em que vertente for: da música à ginástica, passando pela dança e pelo ilusionismo, há ali tudo. Não é por acaso que Cuca Roseta chora, que Pedro Tochas se emociona, e até, imagine-se, o zangado Manuel Moura dos Santos já carregou no tão desejado Botão Dourado, rendido ao que assistiu em palco.

Num país que continua a ignorar a cultura e os seus múltiplos agentes – só se lembram dela e deles nas campanhas eleitorais? –, dá gosto ver crianças a reclamarem por mais apoios do Estado e, no último episódio, por exemplo, questionadas por um jurado se tinham como objectivo vencerem o ‘Got Talent’, uma responder, na sua inocência, que gostava de ouvir dois ou três "sim". Acredito que o mundo pode ser melhor, sim, com a televisão também a dar uma ajuda lá em casa, junto das famílias, e é por isso que não gosto da ‘Casa dos Segredos’, que passa na TVI aos domingos à noite, à mesma hora, onde reinam a intriga, a ordinarice, o sexo e o álcool. O ‘reality show’ é líder de audiências, é verdade, mas quem disse que ser primeiro é ser melhor?  

2. Se a TVI quiser ser vista junto dos portugueses como uma referência, e é para milhares de portugueses, não pode continuar a permitir que alguns dos seus comentadores vistam o fato de profissionais independentes… quando não o são. Na Sexta-Feira Santa, por exemplo, ouvi de um deles, durante o Benfica-Sporting em andebol, o seguinte, traído certamente pelas emoções de… adepto do clube da Luz: "Não conseguimos marcar e ficamos logo em desvantagem com a eficácia do nosso opositor." Um conselho aos responsáveis da estação, que detém os direitos de transmissão desta modalidade, do futsal e do hóquei, a poucas semanas da decisão dos campeonatos nacionais: apostem na credibilidade, e terão, de certeza, muitos mais espectadores.

 

Mais notícias de O Tal Canal

Cristina Ferreira obrigada a fazer o ‘Você na TV!”

Cristina Ferreira obrigada a fazer o ‘Você na TV!”

Numa guerra de audiências onde já vale tudo, a apresentadora, diretora e acionista da TVI tem de ajudar a estação a chegar perto da SIC. E, para isso acontecer, um programa durante a semana não chega. Até dezembro, devia juntar-se a Manuel Luís Goucha, nas manhãs.
O noivo e os galácticos da SIC

O noivo e os galácticos da SIC

A SIC prefere antecipar-se à TVI e ao ‘Big Brother’ e, à pressa, sem o promover juntos dos portugueses, estrear já no domingo ‘O Noivo é que Sabe’. Com Cláudia Vieira ao leme, o sucesso do reality show não está na apresentadora.
O imperador César Mourão

O imperador César Mourão

O humorista da SIC estreou mais uma temporada de ‘Terra Nossa’ e destronou da liderança das audiências a novela ‘Quer o Destino’, da TVI. Mas o mais importante é mesmo o seu discurso ambicioso…
Teresa Guilherme em perigo

Teresa Guilherme em perigo

A apresentadora substitui Cláudio Ramos no ‘Big Brother’, após longa travessia no deserto, mas há cuidados a ter. Os inimigos estão aí

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!
;