Paulo Abreu
Paulo Abreu O tal canal

Notícia

Malato maltratado

Comunicador de excelência, com provas dadas na TV portuguesa há 15 anos, o apresentador merece mais, e melhor, da RTP. Sem programa e sem contrato, neste momento?
25 de novembro de 2017 às 07:00

1. Chama-se José Carlos Malato, tem 53 anos e merecia ser muito mais bem tratado pela RTP. A estação pública acabou com o seu programa de culinária, A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua, transmitido entre A Praça e o Jornal da Tarde, e ainda não lhe renovou o contrato, que chega ao fim já em Dezembro. As promessas são várias, mas os factos são estes. Afinal, neste momento, não têm nada para lhe dar. Não vou tão longe quanto Emídio Rangel, que o considerou o melhor apresentador de entretenimento em Portugal, numa entrevista à TV Guia, porque há Manuel Luís Goucha, mas o alentejano de Monforte, na Marechal Gomes da Costa desde 2002, já provou a sua qualidade e profissionalismo, em vários formatos e nos horários possíveis, desde manhã à noite, passando pelas tardes.

Os espectadores portugueses consideram-no, respeitam-no e gostam de o ver no pequeno ecrã. Sendo um acto de justiça José Carlos Malato ver o seu contrato renovado, porque 15 anos de trabalho não são 15 dias, muitas vezes sacrificando a sua vida pessoal em prol da profissional – em 2013, escapou à morte por milagre, após um enfarte –, saibam, depois, os responsáveis da RTP reconhecer os seus méritos e dar-lhe um formato (digno) para apresentar. Não consigo compreender a política da estação, que passa por repetir rostos… quando tem outros na prateleira, a começar precisamente pelo alentejano.

2. Domingo, 19, foi dia de estreias na televisão portuguesa, e a SIC, com D’Improviso, bateu a TVI, com MasterChef Júnior, por uma diferença de 200 mil espectadores – o The Voice Portugal, da RTP1, ficou em 3.º, não conseguindo sequer chegar ao milhão de fiéis. Se para mim já foi uma surpresa César Mourão vencer Manuel Luís Goucha e os dois chefs, Miguel Rocha Vieira e Rui Paula, por estes números, ainda foi mais.A continuar assim, na frente das audiências aos domingos à noite – a estação de Queluz de Baixo esteve longe de saber promover o concurso de culinária para as crianças –, tenho de tirar o chapéu a Gabriela Sobral e Luís Proença, os dois directores de Programas em Carnaxide, por esta aposta… que, sinceramente, (ainda) não me convenceu.

* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia.

Mais notícias de O Tal Canal

Cláudio Ramos atacado por cobardes

Cláudio Ramos atacado por cobardes

Deixou Cristina Ferreira e a SIC e partiu para a TVI, onde vai começar por apresentar o ‘Big Brother’. Fez bem, apesar do que muitos lhe estão a fazer.
A “traição” de Vasco Palmeirim

A “traição” de Vasco Palmeirim

Brilha na RTP quando trabalha na Rádio Comercial, do grupo Media Capital. Renovou agora por mais 3 anos com a estação pública. Como é possível esta estrela da televisão não estar na TVI?
TVI arruma a casa

TVI arruma a casa

Estação adia estreia de ‘Big Brother’ e aposta em ‘Dança com as Estrelas’. Por todas as razões é uma boa decisão do diretor Nuno Santos, que quer aproximar-se da SIC. Já a RTP, essa, perdeu toda a vergonha…
As lágrimas de Cuca Roseta

As lágrimas de Cuca Roseta

A fadista emociona-se e faz emocionar quem está em casa a assistir a ‘Got Talent’, na RTP1. Agora que ‘Pesadelo na Cozinha’ está a chegar ao fim, na TVI, eis uma boa solução para os domingos à noite.
Rita Pereira vai à guerra com a SIC

Rita Pereira vai à guerra com a SIC

A ficção pode bem vir a ajudar a decidir quem vai ganhar as audiências em 2020. A estação de Paço de Arcos está muito na frente, mas a de Queluz de Baixo tem gente com talento para inverter a situação.
A última paixão de Ljubomir Stanisic

A última paixão de Ljubomir Stanisic

O chef jugoslavo vale ouro e a TVI tem de o saber mimar como uma estrela para continuar a tê-lo em Quleuz de Baixo. É que ele vale 24 vitórias durante o ano… no dia mais importante da televisão.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!
;