'
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

O ‘Big Brother’ e os idiotas

A SIC esperou pelo reality show da TVI para apostar no ‘Agricultor’. Para quem está confortável na liderança das audiências, é muito curioso. A estação de Queluz de Baixo dá sinais de coragem ao mercado e aos espectadores.
18 de abril de 2020 às 10:47
...
Televisão, TVI, Big Brother, cláudio ramos Foto: Colina Media
1. Tudo indica que a SIC estreie ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’
no domingo, dia 26. Estranhamente, a estação líder de audiências, bem confortável no 1.º lugar, parece estar nesta altura do ano à espera da estratégia do principal rival, a TVI, e da sua grande aposta para o entretenimento em 2020, o Big Brother, para reagir. O que é curioso. 

Tal como a ‘TV Guia’ revelou há duas semanas, a estação de Queluz de Baixo pretendia arrancar em maio com o reality showque mudou a televisão em Portugal, depois de ter sido adiado devido à pandemia da Covid-19, mas, afinal, é já no último domingo deste mês, e com surpresas.
Sem confirmações de nada por parte da SIC, Nuno Santos, o diretor de Programas da TVI, avança e dá um sinal evidente, aos espectadores e ao mercado, de que o medo não mora em Queluz de Baixo. Muito pelo contrário. Cláudio Ramos vai ter finalmente o que tanto queria. 

2. Continuo na TVI, que de vez em quando parece ter queda para o abismo. A polémica reportagem, emitida no ‘Jornal das 8’de segunda-feira, dizendo que no Norte do País há mais casos de coronavírus porque a população é "menos educada, mais pobre, envelhecida e concentrada em lares", não lembra a ninguém. Causou revolta no presidente da Câmara do Porto e em muitos espectadores, é natural, levando o diretor de Informação, Sérgio Figueiredo, a pedir desculpas pelo sucedido.

É verdade que todos podem errar – quem nunca na vida errou, mesmo nas coisas mais básicas, que atire a primeira pedra –, mas assim é difícil chegar-se à frente. O malogrado Nelson Rodrigues, escritor e jornalista brasileiro, dizia que os "idiotas vão tomar conta do mundo, não pela capacidade, mas pela quantidade, pois eles são muitos", e é capaz de ter razão.

3. A vivermos dias dramáticos no mundo e em Portugal, fruto da Covid-19. Mais do que nunca, não sabemos o que nos espera amanhã. Segunda-feira, a RTP Memória arranca com a telescola, num projeto denominado Estudo em Casa, entre as 09:00 e as 17:50, com o objetivo de ensinar os alunos do ensino básico. Não vai ser fácil, mas está aqui uma boa oportunidade para a estação pública marcar pontos.

Mais notícias de O Tal Canal

Marisa Liz: a alma daquilo tudo!

Marisa Liz: a alma daquilo tudo!

Ela chora, ri, canta, dança, motiva. Ela é a mãe daquelas crianças todas no ‘The Voice Kids’. É um espetáculo à parte. Assim fosse a informação da TVI…
As balas e a morte das estrelas da tarde

As balas e a morte das estrelas da tarde

Manuel Luís Goucha deu, em direto, 35 mil euros a um casal que perdeu tudo num incêndio. Júlia Pinheiro levou a estúdio o filho mais velho de Pedro Lima, João, para assumir que anda no psicólogo. A guerra está aí, num ano que ainda agora começou e já nos levou Carlos do Carmo.
Quem lhe põe travão?

Quem lhe põe travão?

"Não há ninguém em Queluz de Baixo que ponha travão a todas as ideias da patroa? ", pergunta Paulo Abreu.
"Qual ética, qual quê?"

"Qual ética, qual quê?"

Mais uma vez, não há responsáveis na TVI, ou na produtora, por comportamentos e ‘castings’ do piorio no ‘Big Brother’. Afinal, a ética não dá dinheiro, sucesso. E enquanto assim for, fecha-se os olhos, veste-se a pele de gente séria, chora-se em frente às câmaras, se for necessário, e aponta-se o dedo aos outros.
Eu gosto de ti… pai Tony

Eu gosto de ti… pai Tony

Da autoria de David Carreira e interpretada pelo próprio e pela irmã, Sara, ‘Gosto de Ti’ está na ‘playlist’ feita pela Isabel para ouvirmos no carro. A Leonor adora-a e canta-a do princípio ao fim, tal como a mãe. Resta-nos acreditar que os pais e os irmãos vão conseguir, um dia, voltar a sorrir.
Aí está ‘Bem Me Quer’!

Aí está ‘Bem Me Quer’!

Considerada como uma novela fraca, por alguns, a verdade é que a história de Kelly Bailey, José Condessa e Bárbara Branco, na TVI, está a crescer nas audiências. Como fim de ‘Nazaré’ e ‘Terra Brava’, na SIC, os números vão subir mais.

Mais Lidas

+ Lidas