Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

O dia mau de Rodrigo Guedes de Carvalho

O que sobrou de útil da entrevista do jornalista da SIC à ministra da Saúde, Marta Temido, na SIC? Muito pouco, comparado com o ruído criado – e as centenas de insultos. E quando assim é, alguém fez mal o seu trabalho.
09 de maio de 2020 às 00:12
...
O dia mau de Rodrigo Guedes de Carvalho
1. A SIC convidou a ministra da Saúde para ir ao 'Jornal da Noite', no sábado, dar uma entrevista, conseguindo deste modo para a sua informação mais um bom exclusivo. Rodrigo Guedes de Carvalho recebeu-a em estúdio e decidiu vestir um fato de justiceiro, num tom agressivo, para enfrentar Marta Temido. Não gostei.

Para mim, não há perguntas difíceis ou fáceis. Há perguntas. E numa entrevista, sempre o defendi, podem (e devem) ser feitas todas elas, doa a quem doer. Mas o tom do jornalista, aliado um pouco a uma superioridade moral, e a sua impreparação até, em alguns momentos, mancharam o seu trabalho, aquele que podia ser, afinal, um bom momento de esclarecimento aos portugueses com alguém com responsabilidades no País. Não o foi.

Uma entrevista não é um campo de batalha, um jogo, onde no final se procura um vencedor entre entrevistador e entrevistado. Longe disso. Uma entrevista tem como objetivo principal informar e esclarecer. E o que sobrou de útil daquela conversa entre Rodrigo Guedes de Carvalho e Marta Temido? Saber que poderá celebrar-se o 13 de maio, em Fátima, como a CGTP o fez na Alameda, no Dia do Trabalhador? Muito pouco, comparado com o ruído criado – e lamentáveis centenas de insultos – nestes últimos dias sobre a prestação do jornalista. E quando assim é…

Se elogiei aqui Rodrigo Guedes de Carvalho há quatro semanas – aquela reprimenda aos portugueses por, logo no início do estado de emergência, terem ido (aos milhares) para a praia foi certeira –, agora tenho de dizer que a sua entrevista à ministra foi uma desilusão. Hoje, não, mas, daqui a uns anos, acredito que o jornalista da SIC reconhecerá sem problemas que teve um dia mau no sábado. 

2. A SIC alcançou mais um feito. Nos primeiros 126 dias de 2020 venceu 123, totalizando já 101 dias de vitórias consecutivas. A última vez que uma estação portuguesa conseguiu um tão longo período ininterrupto de dias consecutivos de liderança foi a própria SIC, há 20 anos. Muito bem, embora ainda longe da performance de Emídio Rangel, que chegou às largas centenas. Fica a pergunta para um milhão de dólares: quanto tempo irá durar este estado de graça junto dos espectadores?

Mais notícias de O Tal Canal

Cuidado com o ‘The Voice’

Cuidado com o ‘The Voice’

‘O Noivo É Que Sabe’, na SIC, e o ‘Big Brother’, na TVI, chegam a perder em alguns momentos do domingo à noite para o programa de Catarina Furtado e de Vasco Palmeirim. Eis uma boa notícia.
Cristina Ferreira obrigada a fazer o ‘Você na TV!”

Cristina Ferreira obrigada a fazer o ‘Você na TV!”

Numa guerra de audiências onde já vale tudo, a apresentadora, diretora e acionista da TVI tem de ajudar a estação a chegar perto da SIC. E, para isso acontecer, um programa durante a semana não chega. Até dezembro, devia juntar-se a Manuel Luís Goucha, nas manhãs.
O noivo e os galácticos da SIC

O noivo e os galácticos da SIC

A SIC prefere antecipar-se à TVI e ao ‘Big Brother’ e, à pressa, sem o promover juntos dos portugueses, estrear já no domingo ‘O Noivo é que Sabe’. Com Cláudia Vieira ao leme, o sucesso do reality show não está na apresentadora.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!
Paulo Ferreira 07.06.2020

Antes da pandemia já a saúde estava como todos sabemos.
36 horas de espera nas urgências, hospitais sem urgência pediátrica,
Só quem não tem que recorrer ao SNS é que pode estar a favor da ministra incompetente e contra o jornalista que só quer respostas às perguntas que faz.
Força Rodrigo.

Anónimo 10.05.2020

Grande jornalista! Foi isento, fez jornalismo, coisa rara nos dias de hoje.
Quem não defende o sistema, é sensurado.

Anónimo 10.05.2020

QUEM ESCREVEU ESTE TEXTO A MARTA TEMIDO??A tua opiniao como colega jornalista é minimamente vergonhosa!!Para o povo que trabalha paga impostos cumpre regras rodrigues guedes carvalho esteve excelente !! faltou apenas dar um bom par de estalos naquela espécie de ministra desastrosa

Jorge da silva Reis 09.05.2020

Grande Rodrigo

ver mais comentários
;