'
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Os milagres na TVI… e alunos e professores em lágrimas

Aos domingos, o ‘Big Brother’ parte sempre muito atrás de ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’, mas tem conseguido vencer o rival, o que é notável. Tudo numa semana em que as escolas fecharam e a emoção tomou conta de todos.
03 de julho de 2020 às 22:45
...
Cláudio Ramos, Maria Botelho Moniz, mafalda castro, big brother
1. A TVI, sem acionistas, sem dinheiro, sem receitas e sem "patrão", está a dar muita luta à SIC, líder de audiências desde que tem Cristina Ferreira, há ano e meio. No sábado, 27, a novela ‘Quer o Destino’ foi o programa mais visto do dia, com 1 milhão e 215 mil espectadores, superando ‘Terra Nossa’, o formato de César Mourão na SIC, com 964 mil. E no domingo, 28, o ‘Big Brother’ alcançou o seu melhor resultado desde a estreia, com 1 milhão e 313 mil espectadores, ao derrotar o ‘Agricultor’, da SIC, que não chegou a 1 milhão e 200 mil. 

Maior é a vitória da TVI no fim de semana se fizermos umas contas simples: no sábado, quando arrancou ‘Quer o Destino’, a herança do ‘Jornal das 8’ era a seguinte: 678 mil espectadores. Assim sendo, a novela protagonizada por Sara Barradas subiu, subiu e foi até ao 1 milhão e 215 mil espectadores. Da informação para a ficção, a estação de Queluz de Baixo ganhou, portanto, meio milhão de espectadores. Notável. Até porque na SIC, à mesma hora, o ‘Jornal da Noite’ tinha 912 mil espectadores. Veja bem, caro leitor, a diferença que existe entre os dois rivais quando sobem ao "relvado" para jogarem o que importa: o horário nobre.

Já no domingo, o principal bloco noticioso da TVI teve 865 mil espectadores. O da SIC? 1 milhão e 199 mil espectadores. Mais de 300 mil de diferença. Mas a história não acaba aqui: em Paço de Arcos, antes do ‘Agricultor’, tivemos ‘Isto É Gozar Com Quem Trabalha’. O formato de Ricardo Araújo Pereira foi visto por quase 1 milhão e meio de espectadores. Pois é, contas feitas de novo, e vemos que o reality show de Andreia Rodrigues perdeu 300 mil espectadores… enquanto o de Cláudio Ramos conquistou 400 mi.

2. A minha filha, Leonor, despediu-se em lágrimas da professora e dos colegas, via Zoom, na última aula do 4º ano. Na sexta-feira também, na RTP Memória, vi professores emocionados no adeus ao #EstudoemCasa. E lembrei-me de que esta classe, tantas vezes desprezada pelo poder político, cumpriu bem a sua missão, num mundo totalmente novo: o da TV. Sem direito a maquilhagem e cabelos cuidados e roupas patrocinadas, mas com tudo o resto que interessa: prazer em partilhar os seus conhecimentos. 

Mais notícias de O Tal Canal

As balas e a morte das estrelas da tarde

As balas e a morte das estrelas da tarde

Manuel Luís Goucha deu, em direto, 35 mil euros a um casal que perdeu tudo num incêndio. Júlia Pinheiro levou a estúdio o filho mais velho de Pedro Lima, João, para assumir que anda no psicólogo. A guerra está aí, num ano que ainda agora começou e já nos levou Carlos do Carmo.
Quem lhe põe travão?

Quem lhe põe travão?

"Não há ninguém em Queluz de Baixo que ponha travão a todas as ideias da patroa? ", pergunta Paulo Abreu.
"Qual ética, qual quê?"

"Qual ética, qual quê?"

Mais uma vez, não há responsáveis na TVI, ou na produtora, por comportamentos e ‘castings’ do piorio no ‘Big Brother’. Afinal, a ética não dá dinheiro, sucesso. E enquanto assim for, fecha-se os olhos, veste-se a pele de gente séria, chora-se em frente às câmaras, se for necessário, e aponta-se o dedo aos outros.
Eu gosto de ti… pai Tony

Eu gosto de ti… pai Tony

Da autoria de David Carreira e interpretada pelo próprio e pela irmã, Sara, ‘Gosto de Ti’ está na ‘playlist’ feita pela Isabel para ouvirmos no carro. A Leonor adora-a e canta-a do princípio ao fim, tal como a mãe. Resta-nos acreditar que os pais e os irmãos vão conseguir, um dia, voltar a sorrir.
Aí está ‘Bem Me Quer’!

Aí está ‘Bem Me Quer’!

Considerada como uma novela fraca, por alguns, a verdade é que a história de Kelly Bailey, José Condessa e Bárbara Branco, na TVI, está a crescer nas audiências. Como fim de ‘Nazaré’ e ‘Terra Brava’, na SIC, os números vão subir mais.
O futuro da TVI (também) passa pela união

O futuro da TVI (também) passa pela união

Cristina Ferreira anunciou uma série de novidades da estação para 2021 e acredita que é com elas que vai roubar a liderança das audiências à SIC. Para já, em Paço de Arcos não há uma reação. É natural, porque todos os cuidados são poucos… Afinal, um erro pode deitar tudo a perder.