'
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Rita Pereira vai à guerra com a SIC

A ficção pode bem vir a ajudar a decidir quem vai ganhar as audiências em 2020. A estação de Paço de Arcos está muito na frente, mas a de Queluz de Baixo tem gente com talento para inverter a situação.
17 de janeiro de 2020 às 22:30
...
Rita Pereira, tvi, atriz Foto: Colina Media
1.‘Nazaré’ e ‘Terra Brava’ esmagam ‘Na Corda Bamba’ e ‘Prisioneira’ nas audiências, de segunda a sexta-feira. É natural. As histórias e as personagens dizem muito aos portugueses. Há ali uma ligação afetiva, ora no mar, ora na terra, seja nos nomes das personagens, seja na costa litoral ou no Alentejo – ou até nas bandas sonoras. Tem gente nova a despontar, como Carolina Loureiro, e gente "velha" de regresso, como Noémia Costa. A SIC está a trabalhar bem a ficção, é um facto. A TVI, não. A TVI dominou a seu bel-prazer esta área nos últimos 15 anos e surpreendentemente perdeu o comboio. 

É verdade que viu partir alguns dos seus melhores atores e técnicos para o rival, é verdade que se cometeram muitos erros na gestão e no planeamento, mas também é verdade que há na estação muita matéria-prima para fazer mais e melhor. Para voltar a ganhar, sim. Com ou sem José Eduardo Moniz, que assume novos desafios no Brasil, mas com Alexandra Lencastre, Paulo Pires, Dalila Carmo, Diogo Infante, Rita Pereira, Pepê Rapazote, Margarida Vila-Nova, Joaquim Horta, Kelly Bailey e José Wallenstein, entre outros, na luta. Ora aqui está uma (boa) guerra, a da ficção, para travar em 2020 – e fundamental para quem quer ser líder.

2. Na semana passada, escrevi aqui que Ljubomir Stanisic era um campeão de audiências, que valia ouro e que, por isso, a TVI deveria saber mimá-lo, fazê-lo sentir-se em casa, para o ter por muito tempo consigo. Pois bem, com a SIC carregada de dinheiro e louca para o ir buscar, Nuno Santos, que assumiu a direção de Programas da estação na segunda-feira, não perdeu tempo. Conversou com o chef jugoslavo e convenceu-o a fazer ainda este ano mais uma edição de ‘Pesadelo na Cozinha’. Em cheio.

3. Grande aposta de Daniel Oliveira para o entretenimento da SIC no início de 2020, ‘Amigos Improváveis’ estreou no dia 4. Foi o programa mais visto desse sábado, com cerca de 1 milhão de espectadores e 22,2% de share. Mas, uma semana depois, ‘Amigos Improváveis’, apresentado por Andreia Rodrigues, perdeu mais de 470 mil espectadores. Se juntarmos a isto as derrotas de ‘A Máscara’ aos domingos, frente a Pesadelo na Cozinha, o diretor de Programas da SIC tem aqui alguns motivos de preocupação.

Mais notícias de O Tal Canal

Marisa Liz: a alma daquilo tudo!

Marisa Liz: a alma daquilo tudo!

Ela chora, ri, canta, dança, motiva. Ela é a mãe daquelas crianças todas no ‘The Voice Kids’. É um espetáculo à parte. Assim fosse a informação da TVI…
As balas e a morte das estrelas da tarde

As balas e a morte das estrelas da tarde

Manuel Luís Goucha deu, em direto, 35 mil euros a um casal que perdeu tudo num incêndio. Júlia Pinheiro levou a estúdio o filho mais velho de Pedro Lima, João, para assumir que anda no psicólogo. A guerra está aí, num ano que ainda agora começou e já nos levou Carlos do Carmo.
Quem lhe põe travão?

Quem lhe põe travão?

"Não há ninguém em Queluz de Baixo que ponha travão a todas as ideias da patroa? ", pergunta Paulo Abreu.
"Qual ética, qual quê?"

"Qual ética, qual quê?"

Mais uma vez, não há responsáveis na TVI, ou na produtora, por comportamentos e ‘castings’ do piorio no ‘Big Brother’. Afinal, a ética não dá dinheiro, sucesso. E enquanto assim for, fecha-se os olhos, veste-se a pele de gente séria, chora-se em frente às câmaras, se for necessário, e aponta-se o dedo aos outros.
Eu gosto de ti… pai Tony

Eu gosto de ti… pai Tony

Da autoria de David Carreira e interpretada pelo próprio e pela irmã, Sara, ‘Gosto de Ti’ está na ‘playlist’ feita pela Isabel para ouvirmos no carro. A Leonor adora-a e canta-a do princípio ao fim, tal como a mãe. Resta-nos acreditar que os pais e os irmãos vão conseguir, um dia, voltar a sorrir.
Aí está ‘Bem Me Quer’!

Aí está ‘Bem Me Quer’!

Considerada como uma novela fraca, por alguns, a verdade é que a história de Kelly Bailey, José Condessa e Bárbara Branco, na TVI, está a crescer nas audiências. Como fim de ‘Nazaré’ e ‘Terra Brava’, na SIC, os números vão subir mais.