Reginaldo Rodrigues de Almeida
Reginaldo Rodrigues de Almeida Falar Global

Notícia

Bola de cristal digital

Philip Tetlock afirma que um cidadão comum pode ser um supervisor e superar poderosos computadores.
04 de janeiro de 2017 às 12:57
...
Bola de cristal digital

A "ciência das previsões", tal como o nome indicia tem base científica. Parece contraditório pois tudo que seja prever e antecipar o futuro parece ser cada vez mais um ato isolado e até frustrado, tantas são as premissas que o mundo à nossa volta nos dá (basta recordar a maioria dos previsores que antecipavam com total naturalidade a vitória da democrata Hillary lá pelos EUA…).

Portanto, nesta matéria, tudo parece pertencer ao domínio do empírico e só por mera coincidência se acerta. Só que não é assim, ou seja, existem avançados estudos, em particular a investigação desenvolvida por Philip Tetlock que esteve recentemente em Portugal e simplesmente afirmou que um cidadão comum pode ser um supervisor e superar poderosos computadores que processam milhões de bit´s por segundo, podendo mesmo antecipar a possibilidade de ataques terroristas, apagões à escala global ou outros fenómenos extremos que normalmente ceifam muitas vidas. Aquilo que até agora tem estado no mais puro domínio especulativo da ficção científica.

É evidente que esta base científica não deixa de poder contar com o talento de cada um e nada é infalível mas, de alguma forma e por estranho que pareça, estamos também a voltar aos tempos mais antigos, onde os mais velhos eram socialmente respeitados não por simplesmente conhecerem o passado mas porque esse passado permitia antecipar com segurança o futuro dos mais novos pois tudo mudava muito devagar.

Agora, muda tudo muito depressa mas a nossa dependência direta e indireta do digital permite a "arte" de sabermos que os comportamentos e ações são mais previsíveis.

Vivemos em rede, apesar de estarmos cada vez mais dependentes dos nossos comportamentos individuais e também dos outros. Um paradoxo mas não deixa de ser a realidade.

Mais notícias de Falar Global

O novo paradigma

O novo paradigma

Apresentador de 'Falar Global' da CMTV aborda a globalização.
O mito da infocracia

O mito da infocracia

Reginaldo Rodrigues de Almeida fala-nos da importância de saber gerir e produzir informação para o cidadão comum

Os piores cegos

Reginaldo Rodrigues de Almeida fala sobre os piores cegos.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!