Sandro Bettencourt
Sandro Bettencourt POR DETRÁS DA CÂMARA

Notícia

Falta de respeito

A mentira que Joana Sousa transmitiu aos órgãos de comunicação social não pode passar em claro e muito menos deve deixar de ser denunciada e reprovada. Mentir aos jornalistas é o mesmo que mentir a milhões de pessoas que veem televisão e leem jornais e revistas, seja em formato de papel ou digital.
12 de junho de 2019 às 14:47
...
Falta de respeito

O vídeo, no qual David Carreira e mais duas pessoas da sua equipa técnica tinham sido alegadamente detidos pela polícia, nos Estados Unidos, chegava ao meu e-mail. Faltavam poucos segundos para o arranque de mais um episódio do 'FLASH!Vidas', na CMTV e a confirmação da informação, que em poucos minutos se tornou viral nas redes socais, iria obrigar a uma mudança radical do alinhamento do programa.

Em declarações à imprensa, Joana Sousa, a manager do filho de Tony Carreira confirma a detenção por falta de documentação obrigatória para se realizarem as filmagens em território americano.

A bom tempo, manteve-se o alinhamento, a abertura não foi a detenção de David Carreira que se traduziu numa rotunda mentira da manager e, em simultâneo, numa jogada de marketing e enaltecimento do cantor.

Depois de muitos telefonemas que nunca foram retribuídos enviei uma SMS à Joana Sousa para confirmar a notícia. Estou à espera de uma resposta até ao momento em que escrevo estas linhas. Ainda faço parte do lote dos jornalistas que não se deixa levar pela verborreia que entope as redes sociais e deturpa a realidade, descaracterizando o mundo em que vivemos.

A mentira que Joana Sousa transmitiu aos órgãos de comunicação social não pode passar impune e muito menos deve deixar de ser denunciada e reprovada. Mentir aos jornalistas é o mesmo que mentir a milhões de pessoas que veem televisão e leem jornais e revistas e jornais, seja em formato de papel ou digital.

A verdade é um valor que nos deve nortear a todos enquanto profissionais e cidadãos. Não pode valer tudo para promover um artista, um álbum ou um projecto musical. Quem também não fica bem na fotografia é David Carreira ao criticar os media porque não souberam escolher bem as fontes e confirmar os factos. O que quer dizer afinal o artista? Que os jornalistas não podem aferir como verdade as declarações da própria manager?  

Na realidade as boas campanhas de marketing são fundamentais nos dias que correm. Não basta apenas ser artista, ou um dos filhos de Tony Carreira. Mas, aquilo que não faz sentido, é conceber uma jogada de marketing amoral e enganar meio mundo.

A mentira não compensa, seja qual for o objectivo. E não, não me venham dizer que, em todo este processo a Joana Sousa e o David Carreira foram apenas génios criativos que distorceram a realidade através de um registo cómico e inocente. Mentir é uma falta de respeito e a criatividade neste caso foi a última das prioridades.

Mais notícias de Por Detrás da Câmara

Parabéns CMTV!

Parabéns CMTV!

Sete anos depois a CMTV continua na linha da frente com as notícias que marcam a história do país e do mundo. O canal do 'Correio da Manhã' está mais próximo do que nunca dos portugueses na luta contra o Covid-19.
E agora, Ronaldo?

E agora, Ronaldo?

Cristiano Ronaldo vive talvez o maior drama desde que o pai faleceu em 2005. A mãe, confidente e melhor amiga continua internada no hospital depois de sofrer um AVC.
O poder da fé

O poder da fé

Na década de 90 Marco Paulo fintou o destino. A crença, a vontade de viver e servir uma autêntica legião de fãs agarraram-no à vida. Agora não será diferente.
Não pode valer tudo!

Não pode valer tudo!

Bastet e João Cabeleira são acusados de abandonar seis cães à fome. O alerta foi dado pelos vizinhos das figuras públicas e denunciado por Maya nas redes sociais. A ex-mulher do guitarrista dos Xutos e Pontapés aceitou explicar a situação, em direto, na CMTV mas desistiu no último segundo.
Meghan Markle: vítima ou vilã?

Meghan Markle: vítima ou vilã?

Não me parece justo, nem tão pouco equilibrado que se coloque todo o ónus da decisão de um casal apenas sobre Meghan Markle. E Harry? Afinal foi ele que nasceu com sangue azul e que tem desde o berço obrigações ancestrais para com coroa britânica.
Duas décadas de lealdade

Duas décadas de lealdade

Com Cristina Ferreira a cimentar a liderança nas manhãs, eis que acontece algo que merece aplausos. No dia 22 de novembro, ‘A Praça da Alegria’ foi o programa mais visto na televisão portuguesa, durante 20 minutos, ultrapassando o programa da SIC.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!
;