Estas são as 7 aldeias classificadas como Maravilhas de Portugal

Dornes venceu na categoria Aldeias Ribeirinhas. Localizada no Ferreira do Zêzere, é uma das terras mais antigas e Portugal, com referências históricas que datam o século XVIII.

Vencedora na categoria Aldeias Rurais, Sistelo situa-se no concelho de Arcos de Valdevez, no Parque Nacional da Peneda-Gêres, junto à nascente do rio Vez. Tem como principais pontos turísticos o Castelo de Sistelo, Igreja Paroquial, a Casa do Visconde de Sistelo, a Ponte Romana, entre outros.

A Fajã dos Cubres (categoria Aldeias de Mar) é a única vencedora de uma ilha. Localiza-se na freguesia de Ribeira Seca, na ilha de São Jorge, Açores, e a sua paisagem já é protegida e classificada como Sítio de Importância Internacional, tal a sua importância e beleza natural.

O Piódão (Aldeias Remotas) já era uma aldeia classificada como "Imóvel de Interesse Público". Escondida na Serra do Açôr, costumava atrair os pastores lusitanos que ali alimentaram os seus rebanhos. As suas casas características distribuem-se em redor dos socalcos, nas quais pontuam o azul e o xisto.

Castelo Rodrigo (Aldeias Autênticas) conserva importantes referências no plano medieval. Destacam-se os monumentos das velhas muralhas, as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, o Pelourinho quinhentista, a igreja matriz e a cisterna medieval.

Monsaraz (Aldeias Monumento), no Alentejo, tem características romanas, visigóticas, árabes, judaicas e cristãs e conta mais de 150 monumentos, alguns com mais de seis mil anos de História.

Rio de Onor (Aldeias em Áreas Protegidas), em Bragança, é uma das mais bem preservadas áreas do Parque Natural de Montesinho, com casas típicas serranas em xisto com varandas alpendradas. A sua praia fluvial convida a momentos de descanso.

Notícia

;