'

Notícia

Coaching

A fórmula mágica para tomar decisões difíceis

Quando estiver perante um dilema, faça a si próprio estas 3 perguntas.
Por Inês Neves | 13 de abril de 2017 às 11:39
...
Com esta fórmula “mágica”, da autoria de Susy Welch, vai conseguir resolver qualquer problema profissional ou pessoal

Perante um grande dilema, é muito fácil acabarmos confusos e, regra geral, tendemos a mudar de ideias a cada momento devido ao stress e ansiedade causados pela situação.

Mas com esta fórmula "mágica", da autoria de Susy Welch, vai conseguir resolver qualquer problema profissional ou pessoal.  Para isso, a jornalista diz que basta usar a regra dos 10-10-10 e fazer a si próprio 3 perguntas.

"Cada vez que me vejo numa situação onde não há solução à vista que satisfaça a todos, faço a mim mesma 3 perguntas: quais são as consequências da minha decisão dentro 10 minutos, 10 meses e 10 anos?"

mulher

O que se pretende é usar uma estratégia mental para contornar as emoções que tomam conta de nós a curto prazo, obrigando-nos tomar uma certa distância do problema. "Eu usei o 10-10-10 de tomar algumas das decisões mais importantes da minha vida, incluindo o meu divórcio", diz Welch. Ao distanciar-se emocionalmente do problema, vai permitir que outros fatores atuem, como as suas prioridades e objetivos no futuro.

Imagine que está a trabalhar num projecto muito importante. Tem um deadline muito apertado. Se calhar, vai ter de ficar a trabalhar até tarde. O problema é que, nessa noite, há a peça da escola do seu filho mais novo...

O que fazer? Basta aplicar a regra dos 10-10-10. Pergunte a si próprio: o que acontecerá daqui a 10 minutos se eu tomar esta decisão? E daqui a 10 meses? E daqui a 10 anos? Vai ver que a decisão se torna evidente. Se pesar as consequências imediatas, a médio prazo e a longo prazo de cada decisão, verá que o caminho certo a tomar se torna perfeitamente claro.

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever