Notícia

Coronavírus

Atenção! Há produtos desinfetantes no mercado que nada fazem contra a covid-19

Muitos de nós andam com frasquinhos de gel desinfetante na carteira ou no bolso para usar quando não podemos lavar as mãos. Mas sabia que muitos, afinal, não nos protegem?
26 de março de 2020 às 22:21
Imagens chocantes. Supermercados em Portugal vazios após declaração de pandemia do coronavírus
A OMS declarou esta quarta-feira, 11, a situação de pandemia, mas, apesar dos pedidos das autoridades para calma, houve uma corrida ao supermercado.
Não há melhor do que lavar as mãos com sabão e durante os tais 20 segundos (o tempo de cantar os parabéns). Mas quando não for possível (e só enquanto não voltamos a lavar as mãos) podemos usar o álcool gel aconselhado.

Contudo, há no mercado vários produtos que se dizem desinfectantes mas que na verdade não são suficentemente eficazes para eliminar o vírus da gripe, e muito menos o coronavírus.

Antes de voltar a usar esses frasquinhos que tem na carteira ou no bolso - e que nos dão uma (falsa) sensação de segurança - confirme se de facto correspondem ao que é necessário.

A Deco - Associação de Defesa do Consumidor -  informa que "os antisséticos em gel apenas são eficazes se o conteúdo em álcool for superior a 60 por cento: a Organização Mundial de Saúde aconselha até 80%, afirmando que os géis são menos eficazes que os líquidos".

Já a Direção Geral de Saúde afirma deve utilizar "um desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas".

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;