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Emagreça a dormir!

Esta é uma ótima novidade. Saiba quantas horas tem de dormir para perder peso e como é que isso acontece.
Por Inês Neves | 17 de fevereiro de 2017 às 07:00
Dormir bem ajuda a diminuir o stress
Dormir para emagrecer! Esta é uma novidade maravilhosa
 Dormir menos de sete horas por noite faz com que as pessoas comam mais e, com isso, ganhem mais peso
Uma noite de sono mal dormida afeta duas hormonas-chave relacionadas com a fome (a leptina, que dá a sensação de saciedade, e a grelina, que provoca fome)
A falta de sono interfere ainda com a dopamina, hormona da recompensa e que faz com que se optem por alimentos menos saudáveis e que lhe dão maior prazer
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Quando queremos emagrecer, normalmente recorremos a dietas e exercícios. Mas diversos estudos científicos sugerem que, se o objetivo é reduzir as calorias, devemos, também, prestar muita atenção à qualidade do nosso sono.

Segundo uma revisão científica recente realizada a dez estudos e levada a cabo pela King’s College London, no Reino Unido, dormir menos de sete horas por noite faz com que as pessoas comam mais e, com isso, ganhem mais peso e acumulem mais gordura, colocando a saúde em risco de várias formas.

E o programa da BBC ‘Trust me, I'm a doctor’, quis testar esta teoria e realizou uma pequena experiência com 4 quatro pessoas. Apenas uma delas pode fazer aquilo a que se chama "sono de beleza", enquanto que as outras 3 foram obrigadas a acordar durante a noite por causa de um brinquedo que imitava um bebé a chorar.

O teste mostrou que os 3 voluntários que tiveram o sono interrompido, comeram mais do que o habitual no pequeno-alomoço e/ou escolheram alimentos menos saudáveis. Em contrapartida, o voluntário sortudo que dormiu bem fez sua refeição como de costume.

E porquê?

Segundo os investigadores, uma noite de sono mal dormida afeta duas hormonas-chave relacionadas com a fome (a leptina, que dá a sensação de saciedade, e a grelina, que provoca fome).

Elas ficam descontroladas. A produção de grelina aumenta e aniquila qualquer tentativa de atuação da leptina. E isso faz com que você coma mais e pior. Pois a falta de sono interfere ainda com a dopamina, hormona da recompensa e que faz com que se optem por alimentos menos saudáveis e que lhe dão maior prazer.

Na prática, explica a BBC, a consequência disso é você ganhar uns quilinhos a mais a médio e longo prazo, especialmente se a má rotina de sono for constante e se prolongar por semanas ou meses a fio. E a saúde também fica a perder.

Portanto, tente sempre dormir mais de 7 horas por noite.

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